Notícias

16/04/2021 - Gestora do Trabalho Seguro participa de reunião on-line com direção do Ifal

Na última quinta-feira (15/4), a juíza do Trabalho Carolina Bertrand, gestora Regional do Programa Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), participou de reunião com a direção-geral do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Na pauta, a discussão de propostas para viabilizar ações conjuntas entre as instituições públicas, com o objetivo de disseminar a cultura da prevenção de acidentes, do bem-estar físico e psicológico. 

No encontro, a magistrada ressaltou a importância das parcerias entre as instituições para fomentar posturas prevencionistas, tanto para os docentes quanto para os alunos da rede Ifal. Ela fez um breve histórico da implantação do Programa Trabalho Seguro, que é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Bertand propôs iniciativas como um webinário que poderia ser realizado no segundo semestre, tendo como palestrantes profissionais do setor de saúde dos dois órgãos públicos, com a finalidade de trocar ideias e boas práticas, e assim expandir ações, com foco no tema pandemia. Ela ainda sugeriu um evento técnico-jurídico para compartilhar conhecimentos. Bem como analisar a possiblidade de elaboração conjunta de cartilhas e vídeos com conteúdo que verse sobre temas relacionados à saúde do trabalhador, prevenção de acidentes de trabalho, entre outros.

Segundo a magistrada, os juízes saem dos gabinetes e vão além das atividades judiciais. Por isso, propõem compartilhamento de boas práticas com a sociedade. 

O reitor do Ifal, Carlos Guedes, falou da relevância de um trabalho conjunto com o TRT/AL. De acordo com ele, os Institutos Federias de Educação trabalham com ensino de formação técnica inicial, superior, extensão, pós-graduação e pesquisas. Em Alagoas há atualmente 16 campi, com 20 mil estudantes matriculados. 
 

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte: Ccom