Notícias

17/11/2021 - TRT/AL testa sessão do Pleno em formato híbrido

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) realizou, na manhã desta quarta-feira (17/11), uma sessão judicial e administrativa em formato híbrido. Ainda em fase de teste, foi a primeira realizada com desembargadores presentes à sala de sessão ou de forma remota, simultaneamente. A retomada total das atividades nas unidades da Justiça do Trabalho em Alagoas foi estabelecida pelo Ato 17/2021, editado no último dia 10 de novembro.

O presidente do Regional, desembargador Marcelo Vieira, e os  desembargadores João Leite de Arruda Alencar, vice-presidente e corregedor do órgão, e Eliane Arôxa Pereira Ramos Barreto, estavam na sala da sessão. Já os desembargadores Pedro Inácio da Silva, Antônio Adrualdo Alcoforado Catão e Laerte Neves de Souza participaram de modo telepresencial, assim como os advogados das partes e o representante do MPT, procurador do Trabalho Rafael Gazzaneo.

Segundo o Ato 17/2021, desde 16 de novembro as audiências e sessões de julgamento no formato presencial foram restalecidas. No entanto, sessões e audiências telepresenciais ou mistas já designadas na data de publicação na norma, poderiam ser realizadas ou reagendadas para ocorrerem de forma presencial, por iniciativa do magistrado ou das partes.

A realização da sessão de forma mista foi apenas um teste para verificar os equipamentos, conexão de internet, áudio e vídeo. O objetivo do teste foi evitar qualquer contratempo quando as sessões presenciais das Turmas e do Pleno forem regulamentadas para ocorrer também de forma híbrida, atendendo desembargadores e advogados impossibilitados de estarem presentes à sessão ou que ainda não se sintam seguros de participar de forma presencial.

A sessão híbrida teve transmissão ao vivo pelo canal do TRT/AL no Youtube. Foram julgados 11 processos na sessão judicial e 29, na administrativa, havendo inclusive sustentação oral. Cerca de 80 pessoas acompanharam os julgamentos de forma virtual.

Para o presidente do Regional, desembargador Marcelo Vieira, a experiência deu super certo e atenderá as expectativas de retorno dos trabalhos. Ele reforçou a importância de manter todos os protocolos sanitários em relação às medidas preventivas contra covid-19, incluindo a exigência de comprovação de vacinação para acesso a todas as unidades da Justiça do Trabalho em Alagoas.

Já a desembargadora Eliane Arôxa frisou como o ambiente está preparado para receber os desembargadores, os representantes do MPT e os advogados, com a instalação de barreiras de acrílico e espaço para distanciamento social. “Somos privilegiados em ter uma estrutura física adequada para fazer as sessões com segurança. A sessão ocorreu de forma tranqüila, e é muito bom ter esse contato direto com os colegas, aos poucos vamos voltando à normalidade”.

A sessão da 2ª Turma desta quinta-feira volta a ser realizada em formato totalmente telepresencial, na plataforma Zoom, e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do TRT/AL no YouTube.


Tela de televisão fixada na parede da sala de sessões mostra os rostos de quatro desembargadores no ambiente da plataforma zoom, com a bancada do plenario ao fundo

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte: Ccom