Notícias

22/05/2020 - 1ª Turma do TRT/AL abre o calendário das sessões telepresenciais no 2º Grau

Nesta sexta-feira (22.05), a 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) abriu a programação das sessões telepresenciais no 2º Grau de Jurisdição. Os trabalhos tiveram início às 9h e foram realizados por meio da Plataforma Emergencial de Videoconferência para Atos Processuais (Cisco Webex) – ferramenta instituída pela Portaria nº 61/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e adotada pelo TRT/AL durante a suspensão das sessões presenciais, em virtude das medidas de distanciamento social necessárias à prevenção da covid-19.

Presidida pela desembargadora Anne Inojosa, a sessão teve a participação dos desembargadores Pedro Inácio da Silva e João Leite de Arruda Alencar e do juiz Alonso Filho, na condição de juiz convocado. O Ministério Público do Trabalho foi representado pela procuradora do Trabalho Virgínia Gonçalves. Na primeira sessão telepresencial da história do Tribunal, foram julgados 10 processos, com sustentação oral dos advogados participantes.

A secretária do Tribunal Pleno e da 1ª Turma, Adalgisa Jatubá, destacou a importância da realização, na última quarta-feira (20.05), de uma sessão teste, na qual os advogados tiveram a oportunidade de proceder aos ajustes necessários ao acesso à plataforma. “Na sessão de hoje, a atenção e presteza dos servidores do Tribunal que deram apoio remoto à sessão telepresencial foram muito importantes para que tudo ocorresse com tranquilidade e naturalidade”, observou.

De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria do Pleno, a 1ª Turma terá sessões nos dias 26 e 27 deste mês. Já a 2ª Turma agendou suas sessões telepresenciais para os dias 25 e 28 de maio. As primeiras sessões judiciais e administrativas do Tribunal Pleno utilizando a plataforma Cisco Webex serão realizadas em 3 de junho, com início previsto para as 9h e 10h, respectivamente.

Nessas sessões, as duas Turmas incluíram processos remanescentes das sessões presenciais, em que o julgamento não foi iniciado e as sustentações orais ficaram asseguradas, além de autos retirados de sessões virtuais, nos termos do Ato GP34/2020, com observância da ordem de tramitação preferencial e antiguidade.

A uniformização dos procedimentos necessários à realização das sessões telepresenciais foi feita pelo Ato Conjunto TRT 19.ª GP/CR N.º 03, de 30 de abril de 2020. O Ato também estabeleceu que prazos processuais no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus voltariam a fluir normalmente a partir de 4 de maio.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte: Ccom