Notícias

01/04/2021 - Abril Verde: instituições promoverão eventos on-line sobre trabalho e pandemia

Ao longo do mês, integrantes do Movimento Abril Verde em Alagoas realizarão lives e webinário para promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador

Estão abertas as inscrições para o webinário “Covid-19 e os impactos na relação de trabalho”, que será realizado no dia 28 de abril, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Uninassau Maceió ( https://youtube.com/channel/UC2OJo4w0bnCtS7Y6LYaGTkg). O evento encerrará a programação do Movimento Abril Verde em Alagoas e marcará a passagem do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço: https://doity.com.br/webinarabrilverde2021 .

O webinário será aberto com palestra do médico do trabalho e perito judicial João Opitz, que abordará o tema “Quando a covid-19 pode ser considerada acidente de trabalho?”. Em seguida, o juiz do trabalho Luiz Jackson Miranda Junior, gestor do Programa Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), e a médica do Trabalho Francine Loureiro abordarão o tema “Obrigatoriedade de vacinação no ambiente de trabalho”.

As palestras contarão com a mediação de Vitor Montenegro, da Uninassau, e de Harrison Maia, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal) e coordenador do Movimento Abril Verde/AL. Haverá emissão de certificado de participação.

“Nos últimos anos as entidades que integram o Movimento Abril Verde em Alagoas vinham realizando seminários, exposições e ações visando chamar atenção da sociedade para a importância da adoção de ações preventivas aos acidentes de trabalho e de promoção à saúde do trabalhador. Com a pandemia ano passado, tivemos que cancelar a nossa programação e esse ano, respeitando a orientação de distanciamento social, realizaremos eventos on-line, focando justamente os impactos da covid-19 para o mundo do trabalho”, observou Harrison Maia.

Lives – Nos dias 7, 12 e 19 de abril, a partir das 19h30, serão realizadas lives com transmissão ao vivo pelo canal oficial do movimento no Instagram (@abril_verde_oficial). Em 7 de abril - Dia Mundial da Saúde – o temaAbril Verde e Segurança do Trabalho em meio ao Coronavírus” será abordado pelo presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba José Nivaldo Barbosa, idealizador do Abril Verde no País. A live será mediada por Vicente Barbosa, vice-presidente do Sintestal.

Na semana seguinte, no dia 12, o tema em discussão será “Saúde mental na pandemia”, tendo como convidada Alda Cansanção, gerente de RH da Aloo Telecom, e mediadora, Karlla Martiniano, engenheira de segurança do trabalho do Hospital Geral do Estado.

A terceira live será realizada em 19 de abril, e abordará o tema “Atuação da SRT e do MPT durante a pandemia”. O chefe do Setor de Fiscalização em Segurança e Saúde da Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas (SRT/AL), César dos Santos Fontoura Marques, será o convidado do Movimento, com mediação de Rafael Gazzaneo, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL).

O Abril Verde nasceu de uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba (Sintest-PB), em 2013, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes e doenças no trabalho.

O mês de abril foi escolhido por celebrar o Dia Mundial da Saúde (07) e lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho (28) - data escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. E o verde representa a cor da Segurança do Trabalho.

Parceiros – A campanha Abril Verde 2021 em Alagoas é resultado da parceria entre a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi); Centro Integrado de Referência Regional de Saúde do Trabalhador de Alagoas (Cerest); Grupo Prevencionistas; Ministério Público do Trabalho (MPT); Serviço Social da Industria (Sesi); Serviço Social do Comércio (Sesc); Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon); Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal); Superintendência Regional do Trabalho (SRT/AL); Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) e Uninassau.

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ascom TRT/MPT

Conteúdo de Responsabilidade da(o)