Plano de Logistica Sustentável

Plano de Logistica Sustentável

O Plano de Logística Sustentável (PLS) é o principal instrumento de política de responsabilidade socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19). A primeira edição do plano foi lançada em dezembro de 2016, por meio da Resolução 105/2016, e vigorou até abril de 2022. O novo Plano de Logística Sustentável foi publicado em 20 de abril de 2022, após aprovação da Resolução 246/2022 pelo Pleno do TRT-19.

A ideia do Plano é coordenar, numa só ferramenta, todo o fluxo de materiais, serviços e informações, levando em consideração aspectos relacionados à proteção ambiental, justiça social e desenvolvimento econômico equilibrado.

O PLS tem como base normativa a Resolução 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário.

Desde a implantação do primeiro PLS, foram construídos indicadores de desempenho para temas diretamente ligados à sustentabilidade no Regional. Com a chegada do novo PLS, foram definidos indicadores, metas e iniciativas a serem executadas a partir de 2022, nos seguintes temas:

1) Papel;
2) Copos descartáveis para água e café;
3) Água potável envasada em embalagens retornáveis;
4) Impressão de documentos;
5) Energia elétrica;
6) Água e esgoto;
7) Impressão de documentos;
8) Gestão de resíduos;
9) Reformas e leiaute;
10) Limpeza;
11) Vigilância;
12) Veículos;
13) Combustível;
14) Qualidade de vida no trabalho;
15) Capacitação Sócioambiental;
16) Compras sustentáveis.

Foram realizadas oficinas com gestores e integrantes nas unidades responsáveis por cada tema e diante dos diagnósticos, foram estabelecidas metas, ações e iniciativas que já foram iniciadas para melhoria dos resultados do Tribunal, com diminuição do impacto ambiental e maior eficiência nos gastos públicos.

O objetivo maior do programa é o consumo consciente de bens e serviços, possibilitando fazer mais com menos, não somente por uma questão de economia, mas para gerar eficiência operacional e um impacto positivo no meio ambiente e na vida das pessoas.

Conteúdo de Responsabilidade da(o) SGP -Secretaria de Gestão de Pessoas
.