09/01/2026 - Administração apresenta nova metodologia para coleta de informações para o Relatório de Gestão
Informações devem ser enviadas impreterivelmente até o dia 30 de janeiro, por meio das planilhas que serão compartilhadas pela administração
Nesta sexta-feira (9/1), às 10h da manhã, no auditório da Escola Judicial, gestores e substitutos participaram de uma reunião na qual foi apresentada a nova metodologia para o envio da informações e elaboração do Relatório de Gestão do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, referente ao exercício de 2025. A exposição foi conduzida pelo servidor Arthur Amorim, diretor de inovação e projetos, que detalhou os caminhos propostos para tornar o conteúdo mais eficiente, acessível e alinhado às necessidades institucionais.
A reunião foi promovida pela Diretoria-Geral do TRT-AL. Na oportunidade, Amorim destacou que as informações devem ser enviadas impreterivelmente até o dia 30 de janeiro, por meio das planilhas que serão compartilhadas pela administração.
Segundo ele, o principal objetivo é desenvolver um processo mais célere e eficaz de coleta e análise de dados, permitindo que o Relatório seja produzido com maior clareza, linguagem simples e um visual contemporâneo. “A intenção é aperfeiçoar problemas recorrentes identificados em edições anteriores, como a falta de uniformidade textual, a ambiguidade na apresentação de números e a demora na consolidação das informações”, ressaltou.
Outro ponto central da exposição foi a preocupação em aprimorar o material visando atender de forma mais adequada às demandas dos públicos interno e externo. Nesse contexto, foram apresentadas diretrizes voltadas à melhoria da acessibilidade e da usabilidade do documento, da padronização dos textos e do equilíbrio entre imagens e informações escritas. A iniciativa pretende ampliar a compreensão dos dados e fortalecer a transparência institucional.
Ao final, o servidor reforçou que o documento representa uma construção coletiva, que depende do engajamento das unidades envolvidas, e destacou a importância da colaboração, do cumprimento de prazos e da troca contínua de sugestões para que se possa entregar uma prestação de contas clara e concisa à sociedade e aos órgãos de controle.







