Notícias

20/05/2025 - Ato regulamenta trabalhos de oficiais de justiça do TRT-AL na Pesquisa Patrimonial

Também foi normatizado o fluxo básico da fase de execução

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) regulamentou o fluxo básico da execução e o trabalho dos(as) oficiais(las) de justiça avaliadores federais que atuam no Regional na pesquisa patrimonial e na execução de ordens judiciais mediante o uso de ferramentas eletrônicas.

A medida é objeto do Ato Conjunto nº 8, editado pelo presidente e pela vice-presidente e corregedora do Regional Trabalhista, desembargadores Jasiel Ivo e Anne Helena Fischer Inojosa, no último dia 8 de maio.

Segundo suas disposições, a pesquisa patrimonial compreende a busca por pessoas e bens, mediante o uso de ferramentas eletrônicas e a realização de diligências presenciais, com o objetivo de conferir efetividade e celeridade à execução trabalhista. 

O documento determina que, em relação à pesquisa básica de bens, serão disponibilizadas aos oficiais de justiça as seguintes ferramentas e convênios: Exe-PJe - Banco de Penhoras; Argo - "Poupa Convênios";  Infoseg; Renajud - Restrição Judicial Eletrônica de Veículos Automotores; Serpro - Serviço Federal de Processamento de Dados; Infojud; CNIB; Sisbajud;  PrevJud; Serpjud;  Juceal; CRC-JUD e  Siel. 

O disposto no normativo não altera o caráter externo das atividades dos oficiais e deverá ser observado sem prejuízo das atribuições a eles inerentes, podendo a pesquisa patrimonial e os atos de execução com o auxílio das citadas ferramentas eletrônicas serem efetuados em qualquer lugar.

A realização de pesquisa patrimonial e de atos de execução com o auxílio de ferramentas eletrônicas não exclui ou limita a atuação de outros servidores na atividade.

LEIA O ATO NA ÍNTEGRA.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Conteúdo de Responsabilidade da(o)