Notícias

31/03/2026 - Central de Atendimento das Varas registra 97% de resolutividade no 1º ano de funcionamento

Unidade iniciou suas atividades no dia 31 de março de 2025

A Central de Atendimento (CA) das Varas do Trabalho de Maceió completa um ano de funcionamento nesta terça-feira (31/3). A unidade foi criada por meio do Ato Conjunto TRT GP/CR nº 5, de 24 de março de 2025, com a finalidade de aprimorar o atendimento ao público e desafogar as Unidades Trabalhistas. Durante este primeiro ano de atividades, foram realizados 13.297 atendimentos, dos quais 12.957 foram resolvidos, o que corresponde a um índice de 97% de solução das demandas.

Do total de atendimentos, 9.884 ocorreram por telefone e 2.955 por meio do balcão presencial. A Central é responsável pelo atendimento presencial e telefônico das unidades judiciárias da capital e funciona nos dias de expediente forense, das 7h45 às 14h30, no térreo do Fórum Quintella Cavalcanti, sede das Varas do Trabalho de Maceió.

O setor também presta informações sobre o andamento processual e os procedimentos das unidades judiciárias; auxilia as partes na juntada de petições e demais documentos no PJe; e orienta o público externo quanto à expedição de guias para pagamento, certidões e outros procedimentos. 

O desembargador-presidente do TRT-AL, Jasiel Ivo, destacou a relevância da Central para o aprimoramento da qualidade e da eficiência dos serviços, bem como para a ampliação do acesso aos jurisdicionados. “Após um ano de funcionamento, esse setor cumpriu seu papel de desafogar as Varas do Trabalho e também vem dando sua contribuição para melhorar os números e agilizar os andamentos processuais no Tribunal”, observou. 

Coordenadoria de Comunicação Social
Conteúdo de Responsabilidade da(o)