19/08/2025 - Dia de Luta da População em Situação de Rua: TRT-AL promove visibilidade e inclusão social
TRT/AL participa de mutirões e ações conjuntas com a Justiça Federal, a Defensoria Pública e a Justiça Estadual para fortalecer a rede de proteção e apoio a essas pessoas
O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) destaca a importância do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado nesta terça-feira (19/8). A data, que homenageia as vítimas do “Massacre da Sé”, em São Paulo, é um momento para dar mais visibilidade às pessoas em situação de vulnerabilidade e fortalecer a luta por direitos e cidadania.
De acordo com o ouvidor regional do TRT-AL, desembargador Marcelo Vieira, o Tribunal Trabalhista Alagoano tem se dedicado ativamente à causa por meio de diversas iniciativas. "A luta é por justiça e não só no dia 19 de agosto, mas é uma luta permanente. Nós temos que praticar a escuta, as políticas públicas e ações continuadas para que só assim a gente possa aproximar, cada vez mais, esses desiguais, com o direito sagrado ao pão nosso de cada dia, ao trabalho digno e a uma vida decente", ressaltou.
O Tribunal também participa de mutirões e ações conjuntas com a Justiça Federal, a Defensoria Pública e a Justiça Estadual, como o Pop Rua Jud, para fortalecer a rede de proteção e apoio à população em situação de rua, garantindo acesso a direitos fundamentais e serviços básicos. Visando à inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, o Regional também firmou parceria com a Escola do Turismo de Alagoas, que oferece cursos profissionalizantes para essa população.
O desembargador Marcelo Vieira destaca que, por meio dessa iniciativa, já existem pessoas inseridas no mercado de trabalho com carteira de trabalho assinada, o que garante a dignidade do emprego formal.
Apoio e Parceria com as entidades beneficentes
O TRT-AL também mantém uma proximidade com a Casa de Ranquines, instituição que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social. O fundador, Frei José Maria, reforça a importância da parceria com a Justiça do Trabalho, que tem garantido o acesso aos direitos de forma mais igualitária para os assistidos pela Casa.
"Não poderíamos deixar de agradecer todo o trabalho que o TRT tem desenvolvido em favor dessa população. Assim também como as doações do TRT Solidário e tantas ações que têm chegado à nossa instituição, como campanhasde agasalhos, de roupa e de alimentação. Essas ações, demonstram o compromisso do órgão com a dignidade humana, indo além do trabalho jurisdicional e atuando de forma proativa na transformação social”, ressaltou o frei.
A instituição abriga cerca de 400 pessoas em cinco abrigos, oferecendo um espaço de acolhimento e resgate social.







