Notícias

11/11/2022 - Sessão itinerante em Penedo foi mais um evento alusivo às comemorações dos 30 anos do TRT-19

Estudantes, advogados e demais operadores do Direito assistiram à sessão, que contou com a presença do vice-presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) realizou, na última quinta-feira (10/11), às 10h, na cidade de Penedo, sessão itinerante de sua 2ª Turma. A iniciativa foi mais uma ação alusiva às comemorações dos 30 anos de instalação do TRT-19 no estado de Alagoas. Sua finalidade também é promover a interiorização da Justiça do Trabalho (JT) e contribuir para o processo de formação acadêmica de alunos das faculdades de Direito localizadas no interior do estado.

Vários estudantes, advogados e demais operadores do Direito assistiram à sessão, que ocorreu no Theatro Sete de Setembro. Na abertura dos trabalhos, o presidente do TRT-19, desembargador Marcelo Vieira, ressaltou: “Mais uma vez, quero destacar a importância do interior do Estado para nossa formação, nossa economia e para nossa identidade”.

Em seguida, acrescentou que “a escolha da cidade de Penedo, com sua importância histórica na construção dessa nossa identidade como povo, diz muito sobre nosso reconhecimento e nosso respeito enquanto instituição destinada à justiça social”.

O desembargador vice-presidente, João Leite de Arruda Alencar, procedeu a uma abordagem sobre os 30 anos de instalação do Regional Trabalhista no Estado de Alagoas, enfatizou a importância do TRT-19 para a efetivação da justiça social e para o equilíbrio das relações de trabalho, bem como explicou aos alunos o modus operandi de uma sessão do Tribunal Pleno.

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, esteve presente à sessão e foi homenageado pelo Regional Trabalhista com a Comenda da Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge, no Grau Grã-Cruz. Na oportunidade, ele observou que estar presente ao evento representou um momento marcante em sua vida. Na sequência, chamou atenção para o grande volume de processos ajuizados na JT e destacou a importância da mediação e da conciliação como métodos eficazes de solução de conflitos.

Homenagens - Na ocasião, o Tribunal homenageou, com a entrega de medalhas, várias personalidades que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho em Alagoas. Foram elas, Ronaldo Pereira Lopes, prefeito de Penedo; juiz Jasiel Ivo, titular da VT do município; advogada Luciana Alves Costa, presidente da subseção da OAB/Penedo; Gustavo Pontes de Miranda, secretário de saúde de Alagoas; os advogados Antônio Nelson de Oliveira Azevedo, Gervázio Lopes, Gustavo Uchôa e Rogério Galvão, bem como o senhor Antônio Gomes dos Santos, pescador, representado por sua esposa, senhora Luzinete Santos, além do servidor da VT de Penedo, Paulo Batista Santos Filho.

Mesa – Integraram a mesa de honra os desembargadores Marcelo Vieira, presidente do TRT-19; João Leite de Arruda Alencar, vice-presidente; Eliane Arôxa, Anne Inojosa e Laerte  Neves de Sousa.  Também estiveram presentes o ministro vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Aloysio Corrêa da Veiga; o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 19ª Região, juiz Alonso Filho; o juiz titular da Vara do Trabalho de Penedo, Jasiel Ivo; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 19ª Região, Rafael Gazzanéo; o prefeito do município, Ronaldo Pereira Lopes; o secretário de saúde do Estado de Alagoas, Gustavo Pontes de Miranda; e o advogado Luciano Almeida.

 

Veja a galeria de fotos.

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

Conteúdo de Responsabilidade da(o)