01/07/2026 - TRT-AL homenageia reitor da Ufal e diretor do Cofeci com Comenda da Ordem do Mérito
Josealdo Tonholo e Vilmar Pinto da Silva receberam a homenagem em reconhecimento às contribuições prestadas às suas áreas de atuação e à sociedade
Nesta quarta-feira (1º/7), o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-AL) concedeu a Comenda da Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge a duas personalidades: o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, agraciado no grau Grã-Cruz, e o diretor nacional do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), Vilmar Pinto da Silva, no grau mérito prata.
Na abertura da cerimônia, o presidente do TRT-AL, desembargador Jasiel Ivo, ressaltou que cada comenda concedida pelo Tribunal representa o reconhecimento da Justiça do Trabalho àqueles que, por sua atuação, fortalecem as instituições, promovem a cidadania e contribuem para o desenvolvimento da sociedade.
Ao homenagear o reitor Josealdo Tonholo, o magistrado destacou sua atuação firme na defesa da Universidade Federal de Alagoas, do Hospital Universitário e da produção científica. “Em um cenário de restrições orçamentárias, o senhor tem conduzido a instituição com serenidade, criatividade, capacidade de diálogo e firme compromisso com sua missão pública”, afirmou.
Jasiel Ivo também ressaltou a implantação da 11ª Vara do Trabalho de Maceió no Fórum Universitário, resultado de um convênio firmado entre o TRT-AL e a Ufal. “Essa iniciativa, pioneira e única no Brasil, demonstra como a aproximação entre o Judiciário Trabalhista e a Universidade fortalece tanto a prestação jurisdicional quanto a formação das novas gerações de profissionais do Direito”.
Ao se referir a Vilmar Pinto da Silva, o presidente do Regional Trabalhista enalteceu a trajetória construída pelo homenageado no mercado imobiliário alagoano. “Essa confiança decorre da credibilidade construída ao longo dos anos. Sua contribuição para a valorização da corretagem imobiliária, para o fortalecimento do Sistema Cofeci-Creci e para a projeção do mercado imobiliário no estado é amplamente reconhecida por seus pares”, afirmou.
O decano do TRT-AL e diretor da Escola Judicial da 19ª Região, desembargador Antônio Adrualdo Alcoforado Catão, ressaltou que a Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge não se destina apenas a juristas, agentes públicos e autoridades, mas também a cidadãos que, direta ou indiretamente, contribuem para o engrandecimento de Alagoas e para a promoção da justiça social.
Agraciados
Ao agradecer a homenagem, Josealdo Tonholo destacou o significado da honraria. “É com profunda reverência, alegria e indisfarçável orgulho institucional que ocupo esta tribuna no dia de hoje. Receber essa comenda, no elevado grau de Grã-Cruz, é um privilégio que transcende, por completo, as vaidades pessoais. Essa honraria não pertence a mim, mas à instituição que tenho a honra e o privilégio de liderar: a Universidade Federal de Alagoas.”
Já Vilmar Pinto da Silva agradeceu o reconhecimento concedido pelo TRT-AL, reafirmou seu compromisso com a profissão e prestou homenagem à família e aos amigos pelo apoio ao longo de sua trajetória. “Sempre atuei em minha profissão observando os princípios do caráter, da decência e da honestidade”, declarou. A cerimônia reuniu magistrados, procuradores, advogados, corretores de imóveis, empresários e familiares dos homenageados.
Comenda - A Comenda foi criada no dia 2 de junho de 1993 - ano do centenário de morte do ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge - autoridade escolhida pelo TRT/AL para dar nome ao evento por conta de sua brilhante trajetória profissional e dos seus relevantes serviços prestados à magistratura. O ministro nasceu em Maceió no dia 17 de julho de 1817. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Academia Jurídica de São Paulo. Foi nomeado promotor público de Maceió, exercendo a função até 1845. Foi juiz municipal e de órfãos nas cidades de Penedo, Traipu e Maceió entre 1848 e 1850. Em julho de 1868, foi nomeado 1º vice-presidente da Província das Alagoas, assumindo a presidência no dia 27 de julho de mesmo ano. Em junho de 1872, foi nomeado desembargador do Tribunal de Relação do Maranhão. Foi nomeado ministro do então Supremo Tribunal de Justiça no dia 23 de fevereiro de 1887.







