19/06/2026 - TRT-AL recebe premiação por desempenho na 10ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista
O coordenador do Cejusc de 2º Grau, desembargador Roberto Gouveia, representou o Regional na cerimônia realizada em Brasília
Nesta quinta-feira (18/6), o coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 2º Grau (Cejusc), desembargador Roberto Gouveia, participou da solenidade de premiação dos Tribunais Regionais do Trabalho que obtiveram os melhores resultados durante a 10ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. O evento foi realizado durante a 3ª Reunião da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação (Conaproc), em Brasília.
Durante a campanha, o TRT-AL registrou arrecadação superior a R$ 30,7 milhões. Desse montante, R$ 27 milhões foram homologados em acordos trabalhistas, além de R$ 1,8 milhão destinados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outros R$ 1,8 milhão recolhidos em Imposto de Renda.
A conquista é inédita para o Regional. Desde que o TST passou a premiar os tribunais por porte, em 2023, esta é a primeira vez que o TRT-AL alcança uma colocação entre os três primeiros de sua categoria.
Para o desembargador Roberto Gouveia, o reconhecimento evidencia o compromisso da Justiça do Trabalho alagoana com a solução consensual dos conflitos. “Esse resultado é fruto do empenho de magistrados, servidores, advogados, trabalhadores e empregadores que acreditam na conciliação como instrumento de pacificação social. A conquista consolida o compromisso do TRT-AL com uma prestação jurisdicional mais célere, eficiente e acessível à sociedade”, destacou.
Ao comentar os resultados da campanha, o ministro Caputo Bastos ressaltou que os números alcançados refletem a importância da cultura da conciliação na Justiça do Trabalho. Segundo ele, os acordos firmados produzem impactos sociais relevantes para trabalhadores e empresas e contribuem para a solução efetiva dos conflitos.
O juiz Flávio Luiz da Costa, titular da 2ª Vara do Trabalho de Arapiraca e auxiliar da Vice-Presidência do TST, afirmou que a premiação reconhece o compromisso contínuo do TRT-AL com a excelência, a inovação na prestação jurisdicional e a eficiência do serviço público. “É um orgulho ver o TRT sendo destaque e promovendo impacto positivo na sociedade e no mundo do trabalho. Parabéns a todos os magistrados e servidores envolvidos nesta grande conquista!”, afirmou.







