Notícias

29/07/2025 - Alunos da Escola Princesa Isabel participam de ação restaurativa promovida por TRT-AL, Amatra19 e Seduc/AL

Atividade integra ações do Termo de Cooperação firmado entre o Tribunal, a Amatra19 e a Seduc/AL para disseminar práticas de Justiça Restaurativa nas escolas públicas

Na última sexta-feira (25/7), o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL), em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19) e a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc/AL), realizou mais uma ação voltada à promoção da cultura de paz nas escolas públicas. Desta vez, a iniciativa contemplou alunos da Escola Estadual Princesa Isabel, localizada no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (CEPA), em Maceió.

A atividade consistiu na realização de um Círculo de Construção de Paz, conduzido pela servidora do TRT-AL Patricia Crisóstomo, especialista em Justiça Restaurativa. Baseada em princípios dessa vertente da Justiça, a prática busca incentivar o diálogo, a escuta ativa, a empatia e a conexão entre os participantes, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos interpessoais e a construção de ambientes mais colaborativos e respeitosos.

A ação integra o conjunto de atividades previstas no Termo de Cooperação firmado entre as três instituições, que visa implementar práticas restaurativas no ambiente escolar como forma de transformar conflitos e promover a convivência pacífica entre estudantes, professores e demais integrantes da comunidade escolar.

Segundo Patricia Crisóstomo, os Círculos de Construção de Paz oferecem um espaço seguro de fala e escuta, permitindo que os participantes compartilhem suas experiências, sentimentos e percepções. “Esses encontros ajudam a desenvolver habilidades socioemocionais e criam oportunidades para o fortalecimento de laços baseados no respeito mútuo”, destacou.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom
Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom