Notícias

14/04/2026 - Justiça do Trabalho viabiliza inauguração de escola pública para mais de 1,3 mil alunos em Maceió

Solenidade contou com a presença da juíza do Trabalho, Luciana Espírito Santo, e do ouvidor regional, desembargador Marcelo Vieira

A atuação da Justiça do Trabalho em Alagoas efetiva mais um resultado concreto nesta segunda-feira (13/4), com a inauguração da Escola Municipal Professora Erianita Peixoto, na Cidade Universitária, em Maceió. A unidade de ensino é fruto de um acordo homologado pela juíza do Trabalho Luciana Espírito Santo, na 7ª Vara do Trabalho da capital, e beneficiará mais de 1.300 estudantes da rede pública.

O equipamento educacional foi viabilizado por meio de termo de cooperação firmado entre o MPT, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e o Município de Maceió, com recursos oriundos de acordo judicial celebrado com a mineradora Braskem. À época, a Justiça do Trabalho homologou a destinação de valores para a construção de uma escola de grande porte, como forma de reparação social pelos danos causados pela exploração de sal-gema na capital.

Durante a cerimônia, a juíza Luciana Espírito Santo destacou o alcance social da iniciativa. “Esta escola não é apenas um prédio, mas a concretização de um acordo em ação civil pública que transforma conflitos jurídicos em esperança real para nossa juventude. Ao destinarmos recursos de multas e acordos para a educação básica, reafirmamos o Direito do Trabalho como instrumento de cidadania”, afirmou.

O desembargador Marcelo Vieira ressaltou o impacto da entrega para a comunidade e o papel da cooperação institucional. Segundo ele, a inauguração representa “uma vitória coletiva, que garante à população o acesso a uma escola pública de excelência, resultado da união de esforços entre as instituições em benefício da sociedade”.

A nova escola conta com dois pavimentos e 12 espaços de aprendizagem, construídos pelo método Light Steel Frame, que utiliza estrutura metálica e permite maior agilidade na execução da obra. O projeto pedagógico é voltado à inovação, com foco no protagonismo estudantil e na oferta de itinerários formativos em STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

ÁLBUM DE FOTOS

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom
Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom