Notícias

24/10/2025 - Oficina de reciclagem criativa incentiva conscientização ambiental e bem-estar no TRT-AL

Arte, saúde mental e sustentabilidade se unem em iniciativa que transforma cápsulas de café em peças artesanais

O Setor de Sustentabilidade, Acessibilidade, Inovação e Proteção de Dados do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) realizou, nesta sexta-feira (24/10), a primeira oficina do projeto Reciclagem Criativa, conduzida pela juíza do Trabalho aposentada Ana Cristina Magalhães Barbosa, facilitadora da iniciativa.

O encontro teve início com a exibição de vídeos e a apresentação de dados sobre o cenário da reciclagem no Brasil — entre eles, o fato de que o país produz cerca de 80 milhões de toneladas de lixo por ano, mas apenas 4% desse volume é reciclado. A partir dessas informações, a facilitadora convidou os participantes a refletirem sobre o impacto ambiental do consumo e o papel de cada um na preservação do planeta.

Em seguida, Ana Cristina demonstrou o processo de higienização e reaproveitamento de cápsulas de café de alumínio, explicando que, apesar de demorarem séculos para se decompor, esses materiais podem ser transformados em peças artesanais criativas e sustentáveis. Foram doadas mais de 700 cápsulas, boa parte delas cedida pela servidora Enaura Vergeth, da Secretaria Judiciária de 1º Grau.

Durante a oficina, a juíza apresentou ideias de artesanato que podem ser produzidas com o material e destacou a importância do fazer artístico como recurso que repercute positivamente na saúde mental e no bem-estar. “Esse primeiro momento é de sensibilização, de aprendizado das técnicas e de incentivo à colaboração, mostrando que a prática artística não só promove a sustentabilidade, mas também auxilia no bem-estar, na expressão pessoal e na saúde mental dos participantes”, ressaltou.

A servidora Mônica de Paula Ramos Cruz, da Secretaria de Revista, foi uma das participantes e destacou a importância da proposta. Citando Ferreira Gullar, lembrou que “a arte existe porque a vida não basta”, e completou: “A reciclagem permite transformar materiais que teriam destinação diversa, como o lixo, em algo novo. É uma forma de sustentabilidade que estimula a economia circular e reduz os impactos ambientais”.

O segundo momento da oficina está previsto para o dia 7 de novembro, quando os participantes retornarão para apresentar as peças confeccionadas a partir das cápsulas reutilizadas.

ÁLBUM DE FOTOS.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom
Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom