Notícias

15/07/2020 - Trabalho Seguro e Ejud19 promovem Webinário sobre Saúde do Trabalhador e a Covid-19

Evento acontecerá no próximo dia 24 de julho, das 9h30 às 12h, e será transmitido pelo canal do TRT/AL no YouTube

O Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) realizará, no próximo dia 24 de julho, das 9h30 às 12h, o Webinário Saúde do Trabalhador e a Covid-19. A iniciativa conta com a parceria da Escola Judicial do TRT/AL (Ejud19) e tem o objetivo de marcar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (27 de julho), além de conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde laboral em tempos de pandemia. O evento será transmitido pelo canal do TRT/AL no YouTube (https://www.youtube.com/c/TRT19Alagoas) e é direcionado a magistrados, servidores, estagiários e terceirizados da Justiça do Trabalho, além do público em geral.

Os participantes receberão certificado de 2h/a. Não será necessário fazer inscrição. Todos os inscritos deverão registrar sua frequência por meio do link “registro de presença”, que será disponibilizado no campo de descrição do vídeo no YouTube durante o evento.

Ao longo da transmissão, ficará disponível, também, o link “formulário de avaliação”, o qual deverá ser acessado e preenchido apenas pelos magistrados do TRT/AL, para cômputo da respectiva carga horária como horas de formação.

Programação: As palestras serão mediadas pela juíza do Trabalho Bianca Calaça, que atua como gestora Regional do Programa Trabalho Seguro no TRT/AL. Às 9h30, o desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira (TRT/MG) – gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro, membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e mestre em Direito pela UFMG, apresentará o tema “Ambiente de trabalho saudável no pós-pandemia”.

Às 10h, a juíza do Trabalho Luciana Conforti (TRT/PE) - mestre em Direito Constitucional pela UFPE, doutora em Direito, Estado e Constituição pela UnB, diretoria de Ensino e Cultura da Anamatra e da Enamatra, diretora de Direitos Humanos da Amatra 6 e professora da Esmatra 6, conduzirá o tema “Trabalho remoto e seus impactos na saúde do trabalhador”.

Em seguida, às 10h30, a abordagem da temática “Saúde mental do trabalhador em tempos de covid-19” ficará por conta da psicóloga Luciana Cavalcante de Melo Soriano - gerente de gestão com pessoas da Unimed Maceió, MBA em gestão empresarial pela FGV e em gestão com pessoas pela UNIT e membro da comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) pelo CRP.

O último tema da programação - “Saúde em tempos de pandemia” - será apresentado, às 11h, pela médica infectologista Luciana Maria de Medeiros Pacheco - diretora do Hospital Escola Helvio Auto e professora Adjunta de Doenças Infecciosas e Parasitárias do curso de Medicina da UNCISAL. Os debates acontecerão das 11h30 às 12h.

PTS - O Programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. No TRT/AL, o programa tem como gestoras as juízas do Trabalho Carolina Bertrand e Bianca Calaça.


O Programa promove a articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e busca se aproximar dos atores da sociedade civil, tais como empregados, empregadores, sindicatos, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), instituições de pesquisa e ensino, promovendo a conscientização da importância do tema e contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho.

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom

Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom