Notícias

09/04/2026 - TRT-AL ilumina sede e promove ações de conscientização no Abril Verde

Programação inclui vídeos, mobilização na orla, posse no Getrin19 e incentivo à conciliação em processos sobre saúde e segurança no trabalho

Desde 1º de abril, a fachada do prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL), o Fórum Pontes de Miranda, está iluminada de verde em alusão à campanha Abril Verde, voltada à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A iniciativa busca ampliar a conscientização sobre a importância de ambientes laborais seguros e reforça o compromisso institucional com a saúde do trabalhador. O edifício fica na Avenida da Paz, 2076, no Centro de Maceió.

Ao longo do mês, o tribunal também divulgará três vídeos com relatos de trabalhadores afastados pelo INSS após acidentes de trabalho, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre os impactos dessas ocorrências.

Na programação, está prevista ainda, para o dia 9 de abril, a posse de novos integrantes do Grupo Interinstitucional de Trabalho Seguro da 19ª Região (Getrin19), durante o VII Encontro Nacional dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (Enest). O grupo reúne instituições públicas e privadas e atua na promoção da saúde e segurança no trabalho, com foco na prevenção e em ações educativas.

No domingo (12), das 9h às 11h, será realizada uma mobilização na orla de Ponta Verde, em parceria com órgãos públicos e entidades privadas, para ampliar o alcance da campanha e dialogar com a população. Na ocasião, serão realizadas  simulações de situações de risco, como acidentes em altura, princípio de incêndio e ocorrências envolvendo motociclistas. 

Também integra a programação a pauta temática “Abril Verde” dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs-JT), marcada para 27 a 30 de abril. O prazo para solicitar a inclusão de processos termina no dia 15.

A proposta é incentivar a conciliação em ações que envolvam saúde e segurança no trabalho. Os pedidos podem ser feitos por e-mail (conciliar@trt19.jus.br), telefone ou presencialmente no Centro de Conciliação, no prédio anexo ao Fórum Pontes de Miranda, de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 14h30.

O Abril Verde é um movimento nacional de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. A campanha faz referência ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom
Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom