10/04/2026 - TRT-AL participa de oficina sobre preservação de manguezais em Coruripe
Atividade do projeto Pró-Manguezais reuniu comunidade, instituições e pesquisadores para mapear o território e subsidiar políticas ambientais
O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) participou, na manhã de quarta-feira (8), em Coruripe, da primeira oficina de cartografia social e planejamento participativo do projeto Pró-Manguezais. O Regional foi representado pelo servidor Rodrigo Rodrigues Bezerra, do setor de Equidade, Sustentabilidade, Acessibilidade, Inclusão e Proteção de Dados.
A atividade reuniu moradores do povoado Barreiras, representantes de instituições públicas e pesquisadores para mapear o território e subsidiar ações de preservação ambiental, com participação direta das comunidades locais.
Promovida pela Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a oficina integra as ações do projeto Pró-Manguezais, coordenado pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual. Durante o encontro, foi distribuída a cartilha do Projeto com informações sobre a iniciativa e as áreas prioritárias para recuperação ambiental. O material pode ser acessado pelo link.
Durante a programação, os participantes foram divididos em grupos para elaborar mapas temáticos com o apoio de estudantes e professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vinculados ao projeto de extensão EducAPA. A proposta foi identificar características ambientais, atividades econômicas, desafios e potencialidades do território, considerando tanto o conhecimento técnico quanto o saber tradicional.
Além do mapeamento, os grupos participaram de uma avaliação coletiva e da aplicação da matriz SWOT, ferramenta que auxilia na identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. O material produzido será consolidado em relatório a ser encaminhado aos órgãos competentes, contribuindo para o aprimoramento de políticas públicas voltadas à proteção dos manguezais.







