Notícias

06/04/2026 - TRT-AL participa de seminário sobre transição energética em Alagoas

Presidente da corte discute negociação coletiva e proteção ao trabalho na expansão das energias renováveis

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL), desembargador Jasiel Ivo, participou, na terça-feira (31/3), do seminário “Direitos Humanos, Energias Renováveis e Transição Energética Justa em Alagoas”, realizado no Centro Cultural do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), em Maceió O evento reuniu representantes de sindicatos, movimentos sociais, universidades e órgãos públicos para discutir os impactos sociais, econômicos e ambientais da transição energética no estado.

O magistrado integrou o painel “Salvaguardas Trabalhistas e Negociação Coletiva”, ao lado de Jandira Uehara, representante da CUT Nacional, e de Bruno Araújo, representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE). Durante sua participação, o desembargador destacou a relevância do tema e o compromisso institucional com o debate. Em sua abordagem, fez uma retrospectiva histórica para contextualizar a relação entre economia e sustentabilidade, além de explicar os conceitos de trabalho decente. 

Nos demais momentos da programação, foram debatidos os seguintes temas: abertura política; desafios para uma transição justa; energia e desenvolvimento em Alagoas; a luta nos territórios por uma transição justa; direitos humanos, empresas, devida diligência e litígio estratégico; convergências e encaminhamentos.

O seminário foi promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em parceria com a Fundação Friedrich Ebert.

 

ÁLBUM DE FOTOS. 

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom
Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom