Notícias

05/05/2021 - TRT/AL inicia convocação de selecionados para prestar trabalho voluntário

Primeiros convocados prestarão o serviço voluntário em Varas do Trabalho da capital e interior

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) selecionou os primeiros candidatos que serão convocados para assinar o termo de adesão do Programa de Trabalho Voluntário. Inicialmente, serão chamados 65 candidatos que manifestaram interesse em atuar nas Varas do Trabalho da capital e interior do Estado. Até agora, cerca de 140 pessoas se inscreveram no Programa.

Os primeiros selecionados se disponibilizaram a prestar serviço voluntário por 20 a 35 horas semanais. A convocação será feita via e-mail institucional, no qual a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) encaminhará o termo de adesão formal ao programa, que deverá ser preenchido, assinado e devolvido exclusivamente pelo mesmo canal.

“A ideia é concluirmos essa primeira fase de formalização até o dia 10 de maio e até o fim mês iniciar na Escola Judicial o treinamento dos voluntários selecionados”, explicou o juiz auxiliar da Presidência, Flávio Luiz da Costa. Também será realizada uma solenidade virtual de boas-vindas aos novos colaboradores, em data a ser definida.

Estão previstas novas etapas de convocação de inscritos para atuar em outras áreas judiciais administrativas. “Por conta da pandemia, nosso Tribunal está trabalhando quase que na totalidade de seu corpo funcional em regime de trabalho remoto. Com os voluntários, não será diferente. Todos receberão treinamento e supervisão para trabalhar em home office, o que respeita as regras de distanciamento, sem deixar de ser uma experiência bastante enriquecedora para todos os envolvidos”, complementa o juiz Flávio Costa.

Programa - O serviço voluntário no âmbito do TRT/AL foi regulamentado pelo Ato 137/2020 e as inscrições são de fluxo contínuo e podem ser feitas neste link: https://site.trt19.jus.br/servicos/voluntariado. Podem se inscrever magistrados e servidores aposentados, além de estudantes ou graduados nos cursos Direito, Administração, Contabilidade, Economia, Comunicação Social, Arquivologia, Biblioteconomia, Letras, Ciência da Computação, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Engenharia, Arquitetura e História. Os candidatos são avaliados pela Escola Judicial (Ejud-19) de acordo com a área de interesse e disponibilidade de carga horária.

A prestação do serviço voluntário não gera vínculo funcional com o tribunal, nem altera vínculo já estabelecido, não sendo devida retribuição pecuniária ou compensação de qualquer natureza. Também não assegura a percepção de auxílio alimentação, auxílio-transporte e outros benefícios diretos e indiretos concedidos aos servidores do tribunal, excetuando-se eventual seguro. Ao término prestação do serviço voluntário, a Secretaria de Gestão de Pessoas poderá fornecer ao interessado uma certidão consignando o número de horas prestadas no programa do TRT/AL.

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom

Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom