Notícias

19/04/2021 - Abril Verde: TRT-AL recebe iluminação especial pela saúde e segurança no trabalho

Campanha visa conscientizar sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais

Durante todo o mês, o prédio sede do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), na Avenida da Paz, estará com iluminação especial, na cor verde, para promover a Campanha Abril Verde. O objetivo é chamar a atenção para a importância da segurança e da saúde do trabalhador.

A iniciativa do Comitê Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro faz parte da campanha “Em conjunto - A construção do trabalho seguro depende de todos nós”, capitaneada nacionalmente pelo Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho. O foco de 2021 é a valorização da saúde mental no âmbito profissional por meio do esforço e do envolvimento coletivos. As ações de conscientização serão realizadas durante todo o mês de abril pelo TST, CSJT e Tribunais Regionais do Trabalho.

A campanha leva em conta as mudanças no contexto de trabalho ocasionadas pelo coronavírus e os impactos na saúde mental dos trabalhadores. Em um ano marcado pela pandemia e pela necessidade de isolamento social, as mudanças na rotina foram significativas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez devido a transtornos mentais em 2020 aumentou em 20,6% em relação ao ano anterior. Foram 291,3 mil concessões no ano passado, contra 241,4 mil em 2019.

A campanha é marcada por vídeos e posts nas redes sociais que visam conscientizar e mobilizar empresas, instituições públicas e privadas, empregadores e trabalhadores a atuarem de forma conjunta neste período de crise. Para saber mais sobre a campanha “Em Conjunto” e acompanhar todo o conteúdo, siga os perfis do TST (Instagram, Twitter, YouTube e Facebook) e do CSJT (Twitter, YouTube e Facebook) nas redes sociais.

Lives - Em Alagoas, a Justiça do Trabalho participa do Movimento Abril Verde, que existe desde 2014 e é integrado por entidades representantes de técnicos de segurança do trabalho, além de instituições e empresas que acreditam que somente com o envolvimento e troca de informações é possível favorecer uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho.

Ao longo do mês, o Movimento Abril Verde vem realizando eventos on-line para promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador em tempos de pandemia da covid-19. Os dias 7, 12 e 19 de abril foram escolhidos para a realização de lives com transmissão ao vivo pelo canal oficial do movimento no Instagram (@abril_verde_oficial).

No dia 28 de abril, a partir das 19h, acontecerá o webinário “Covid-19 e os impactos na relação de trabalho”. O evento encerrará a programação do Abril Verde e marcará a passagem do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço: https://doity.com.br/webinarabrilverde2021 (link na bio). Todos os eventos são gratuitos e haverá certificação para o Webinário.

A campanha Abril Verde 2021 em Alagoas é resultado da parceria entre a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (@ademi_al); Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest); Grupo Prevencionistas (@prevencionistas13); Ministério Público do Trabalho (@mptalagoas); Serviço Social da Industria (@sesialagoas); Serviço Social do Comércio (@sescalagoas); Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (@sinduscon_alagoas); Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (@sintestal); Superintendência Regional do Trabalho (SRT/AL); Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (@trtalagoas) e Uninassau (@uninassau.maceio @direitouninassau.mcz).

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom

Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom