Notícias

25/11/2022 - Aprendizes participam de cursos promovidos pela Escola Judicial do TRT-19

Jovens também realizaram visitas às instalações do Tribunal

No período de 14 a 21 /11, os novos aprendizes recebidos no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) participaram de cursos promovidos pela Escola Judicial da 19ª Região (Ejud-19). O treinamento visou orientar os futuros trabalhadores com ensinamentos básicos para facilitar o ingresso no mercado de trabalho.

A programação das aulas foi composta pelos seguintes temas: “Conhecendo o TRT19”, apresentado pela cerimonialista Luiza Cleto, da Secretaria-geral da Presidência, (SGP), e pelo coordenador do Memorial Pontes de Miranda (MPM), Oswaldo Zaidan; “Ética e etiqueta no trabalho”, ministrado por Marcus Paulo Veríssimo, da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp); “Direitos Básicos Trabalhistas”, conduzido pelo juiz do Trabalho Flávio Luiz da Costa; Qualidade no atendimento ao público, exposto pela secretária de Escola Judicial (Ejud), Maristela Pellenz.

Também contou com mais estas temáticas:  Os jovens e a Saúde em um mundo de Mudanças, aspecto repassados pelas servidoras do setor de Saúde, enfermeira Socorro Alécio e a psicóloga Camila Motter; e Relacionamento Intrapessoal, assunto discutido pela jornalista e assistente-chefe da Coordenadoria de Comunicação (CCom), Kamilla Ferraz. 

Visitação

No dia 14/11, o grupo de aprendizes também realizou visita a diversas instalações do Tribunal. Eles foram inicialmente recepcionados no auditório do Pleninho pela secretária da Ejud, Maristela Pellenz, que enfatizou a relevância da oportunidade para cada um, no que diz respeito aos conhecimentos a serem adquiridos no Tribunal e nas vivências no relacionamento em trabalho.

Em seguida, o coordenador do Memorial Pontes de Miranda (MPM), Oswaldo Zaidan, fez uma breve explanação sobre o circuito da visitação. Na sequência, Zaidan conduziu os aprendizes até a 2ª VT de Maceió. Lá, eles foram recebidos pelo juiz do trabalho Flávio Luiz da Costa. Na oportunidade, o magistrado explicou o funcionamento de uma VT e de uma audiência. “Estamos aqui ajustando os termos de um acordo e, com isso, semeamos a harmonia nas relações de trabalho. Nosso maior objetivo é a paz social. Que vocês possam se inspirar em todos: magistrados, servidores e profissionais do Direito”, observou.

A secretária  de audiência da 2ª VT de Maceió, Ozenir Alexandre Ferreira, frisou que já atuou como aprendiz. “Tenham muita curiosidade e vontade de aprender. Aproveitem bem essa oportunidade”, enfatizou. O diretor da Unidade trabalhista, Thiago Henrique Munt, também motivou os aprendizes. ‘’Aproveitem bastante essa ocasião. Precisamos de pessoas consistentes. Vocês estão treinando competências. Queremos pessoas comprometidas e responsáveis. Usem o local de trabalho para trabalhar. Isso é o que fica. Primem por uma boa impressão’’, pontuou.

Dando continuidade, os jovens foram conhecer as instalações da Ejud e encerram a visita no Memorial. Zaidan explicou que o MPM é um local de preservação de memórias, de salvaguarda da história do Tribunal, de documentos diversos e de aspectos ligados ao mundo jurídico. Ele observou que a Justiça do Trabalho traz a paz e segurança no trabalho e ainda destacou o espaço do Memorial, dedicado à vida e obra do jurisconsulto Pontes de Miranda.

Galeria de fotos.

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom

Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom