12/09/2025 - Curso on-line aborda bem-estar e ergonomia no trabalho remoto
Capacitação foi realizada em três turmas, organizadas por ordem alfabética, devido ao alto número de inscritos
A Escola Judicial promoveu o curso “Saúde e eficiência com inovação: um novo olhar para o teletrabalho”, destinado aos servidores que estão nesse regime de trabalho, em cumprimento ao que determina a Resolução CNJ nº 227/2016. As aulas foram realizadas por meio da plataforma Zoom.
A capacitação foi composta por dois módulos: “Ergonomia e teletrabalho: como cuidar da saúde laboral em home office” e “Trabalhando com inteligência: gestão do tempo e IA no home office”, cada um com carga horária de 2 horas/aula. Os conteúdos foram ministrados pelos servidores deste Regional Maria do Socorro Alécio Barbosa e Arthur Amorim Alves da Cruz, respectivamente.
Devido ao alto número de inscritos, o curso foi estruturado em três turmas, organizadas por ordem alfabética.
O servidor Allan Victor Ferreira, da Coordenadoria de Comunicação Social (Ccom), participante da capacitação, avaliou positivamente a experiência: “O módulo de Ergonomia e Teletrabalho, ministrado pela servidora Socorro, foi bastante didático e prático, ajudando a desenvolver maior consciência corporal e a compreender a importância da organização do ambiente de trabalho. Já no módulo sobre Inteligência Artificial, o servidor Arthur trouxe um conteúdo inovador e acessível, mostrando como a tecnologia pode tornar o trabalho mais eficiente, mas também ressaltando a importância do uso responsável dessas ferramentas. Foi um aprendizado enriquecedor, com reflexos diretos para nossa rotina, pontuou”.
De acordo com o facilitador Arthur Amorim, foi uma grande satisfação observar dezenas de servidores participando do treinamento. “A presença de todos mostra que estamos comprometidos com uma nova forma de trabalho. A chave para o sucesso no home office está nas metodologias certas e nas ferramentas de IA. Ao combinarmos esses elementos, podemos melhorar nossa produtividade e, mais importante, cuidar da nossa saúde. Obrigado a todos pelo empenho e parabéns por investirem no aprimoramento de suas carreiras!”, ponderou.







