Notícias

22/08/2023 - Desembargadora Anne Inojosa participa da 74ª reunião do Conematra

Diretora da Ejud-19 representou o TRT-19 no evento realizado nos dias 17 e 18/8, em Manaus

A desembargadora Anne Inojosa, diretora da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL), participou da 74ª Assembleia Ordinária e Reunião de Trabalho do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra) realizada nos dia 17 e 18 de agosto, em Manaus. O encontro, organizado pela Escola Judicial (Ejud) do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), reuniu 24 Regionais de todo o país e abordou o tema “Amazônia e garantia constitucional à vida e ao trabalho digno dos povos da floresta, nas perspectivas das Escolas Judiciais”. A secretária da Edjud-19, Maristela Pellenz, também participou do evento.

As saudações iniciais foram feitas pela corregedora regional do TRT-11, desembargadora Joicilene Portela, no exercício da presidência do Regional. Ela lembrou que acompanhou a instalação das Escolas Judiciais e a inauguração de um novo momento na Justiça do Trabalho. Destacou ainda a importância da realização do Conematra em Manaus, lugar que reúne aspectos culturais, históricos e ambientais como uma das capitais da Amazônia. Fez menção ao herói indígena Ajuricaba que resisitiu aos portugueses na primeira metade do século XVIII: “Sejam, portanto, bem-vindos à terra de Ajuricaba. Vamos vivenciar a troca de experiência e o fortalecimento de nossos laços enquanto instituições comprometidas com a Justiça”, disse encerrando as boas-vindas.

A programação do evento foi aberta no dia 17/8, com a aula magna realizada pelo juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Jonatas dos Santos Andrade, magistrado do TRT-8 (PA/AP). Na oportunidade, ele falou acerca do tema “Acesso à Justiça na Amazônia: Justiça Itinerante e Papel do CNJ”, bem como sobre a Resolução 460/2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em seguida, professora Dorinethe dos Santos Bentes, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), abordou “o papel do Sistema Judicial no acesso à justiça aos mais vulneráveis: trabalhadores indígenas, ribeirinhos, pescadores e trabalhadores rurais”. Ela é doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ainda integrou o evento, a realização de oficinas pedagógicas as quais foram voltadas para Inovações e Instrumentos Digitais aplicáveis pelas Escolas Judiciais à formação de Magistrados. A primeira oficina abordou o tema: "Governança e integridade. Por que estamos falando de novas tecnologias? Relevância para a área de atuação. Impactos no mercado e na sociedade". Já a segunda tratou da LGPD aplicável às Escolas Judiciais.

Galeria de fotos.

Coordenadoria de Comunicação Social
Conteúdo de Responsabilidade da(o)