25/10/2023 - Economia e uso das redes sociais são temas do 4º dia do II Ciclo de Formação Continuada de 2023
Aulas foram ministradas pelo economista Cícero Péricles e pela psicóloga Alanda Pereira
O economista Cícero Péricles abriu as atividades do quarto dia do 2º Ciclo de Formação Continuada para Magistrados e Servidores/2023 do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19). Na oportunidade, ele apresentou o tema “Especificidades socioeconômicas a influenciar os conflitos trabalhistas”, das 8h às 12h.
Péricles abordou uma visão rápida dos setores econômicos de Alagoas (agricultura/pecuária, indústria/construção civil, comércio/serviços), e caracterizou a presença de cada um deles, bem como mostrou o panorama dos principais indicadores sociais.
Em sua abordagem, o instrutor também explicou as razões da forte dependência alagoana das transferências federais de renda, analisou a composição do mundo do trabalho em Alagoas em seus aspectos centrais (gênero, salário, setor, vínculos formais) e destacou as perspectivas da economia do estado para os próximos anos.
No período da tarde, das 13h às 17h, a psicóloga Alanda Maria Ferro Pereira discorreu sobre o tema: Viciado, apegado ou usuário das redes sociais: quem é você? Na ocasião, a palestrante alertou sobre o uso excessivo de celular, falou sobre o vício dos jovens em jogos eletrônicos, analisou os avanços tecnológicos ao longo dos anos até o advento das redes sociais.
“Hoje as pessoas se sentem pressionadas pela vida perfeita demonstrada nas redes sociais. É uma positividade tóxica que pode levar a problemas emocionais como depressão e ansiedade”, ponderou a profissional.







