Notícias

21/09/2021 - Ejud realiza curso sobre Siafi Operacional aplicado à auditoria financeira

Capacitação foi aplicada a servidores que atuam nas áreas de planejamento, orçamento, execução orçamentária, financeira, contábil e patrimonial.

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (Ejud19) realizou, no período 8 a 10 de setembro, o curso "Siafi Operacional aplicado à auditoria financeira" com objetivo de capacitar os servidores que atuam nas áreas de planejamento, orçamento, execução orçamentária, financeira, contábil e patrimonial. 

A capacitação sobre o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) é obrigatória para os servidores que atuam na área. Foi ofertada em atendimento às demandas de Auditoria Financeira do Tribunal de Contas da União - TCU, prevista na Instrução Normativa TCU Nº 84/202. E também nos termos do art. 7º da Lei 8.443/92, que estabelece normas para a tomada e prestação de contas dos administradores e responsáveis da administração pública federal, para fins de julgamento pelo TCU, levando em consideração o objetivo estratégico do órgão de controle em aumentar a transparência, a credibilidade e a utilidade das prestações de contas sobre a gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos e entidades federais.

O curso teve como instrutor o servidor do TRT-DF Bruno Henrique Nunes Pedrozo. Dentre os temas abordados, os conceitos básicos e tabelas dos sistemas informatizados do Governo Federal Integrados ao Siafi: sistemas estruturantes e organizacionais; acesso e navegação no Siafi, nomenclaturas utilizadas; o orçamento por meio das tabelas de apoio; os instrumentos de planejamento: PPA, LDO e LOA, a estrutura e os prazos de encaminhamento; a descentralização de créditos e empenho; os subsistemas de  contas a pagar e receber  - CPR; Siafi Web; a sistemática de pagamento e modalidades de ordens bancárias; a consulta aos demonstrativos contábeis, entre outros.

O curso foi realizado na modalidade presencial no auditório da Ejud e seguiu todos os protocolos de segurança.

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom

Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom