15/05/2026 - EJUD19 disponibilizará três cursos EAD alinhados a resoluções do CNJ
Capacitações atendem metas do Prêmio CNJ de Qualidade e têm inscrições abertas até 18 de maio
A Escola Judicial (Ejud19) informa que disponibilizará três cursos na modalidade de ensino a distância (EaD), em cumprimento às resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e às metas estabelecidas pelo Prêmio CNJ de Qualidade. As inscrições seguem abertas até o dia 18 de maio, às 23h59.
As capacitações ofertadas são “Comunicação Social, Judiciário e Diversidade Étnico-Racial”, em conformidade com a Resolução CNJ nº 519/2023; “Acessibilidade em espaços de uso público no Brasil”, alinhado à Resolução CNJ nº 401/2021; e “Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia”, em atendimento à Resolução CNJ nº 492/2023.
O curso “Comunicação Social, Judiciário e Diversidade Étnico-Racial” será realizado no período de 18 de maio a 18 de junho de 2026. Já os cursos “Acessibilidade em espaços de uso público no Brasil” e “Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia” ocorrerão de 17 de junho a 17 de julho de 2026.
As capacitações são integralmente a distância, permitindo aos participantes flexibilidade para escolher os horários mais convenientes para estudo e realização das atividades.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do sistema SISEJUD, com acesso pelo Portal do TRT-AL, pela intranet institucional ou diretamente pelo link https://sigep.trt19.jus.br/ejud/. Após o prazo final, o sistema não permitirá mais a visualização ou inscrição nos cursos.
No caso do curso “Acessibilidade em espaços de uso público no Brasil”, ofertado na plataforma da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o servidor que ainda não possui cadastro deverá realizar também inscrição na própria plataforma da ENAP, além do registro no SISEJUD, para ter acesso ao conteúdo.
A Escola Judicial esclarece que o procedimento de inscrição é o mesmo para todos os cursos ofertados. Confira o passo a passo:
Acesso pelo Portal do TRT- AL:
Clique em “Institucional”;
Na coluna “Órgãos”, selecione “Escola Judicial”;
Clique em “SISEJUD” (lado direito da tela);
Faça login com usuário e senha de rede;
Clique em “Inscrições”;
Acesse “Inscrições em eventos – Treinando”;
Escolha o curso desejado;
Preencha os dados solicitados e finalize em “Concluir inscrição”.
Acesso pela Intranet:
Clique no menu “Serviços”;
Selecione “SisEjud” (público interno);
Faça login com usuário e senha;
Clique em “Inscrições”;
Acesse “Inscrições em eventos – Treinando”;
Selecione o curso desejado;
Preencha as informações e conclua a inscrição.







