01/10/2019 - Ferramentas Eletrônicas é tema apresentado a magistrados e servidores na Semana de Formação 2019
Assunto foi abordado pelo juiz do Trabalho do TRT da 4ª Região, Cesar Zucatti
O tema "Ferramentas Eletrônicas" foi exposto na última segunda-feira (30.09), no auditório do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), pelo juiz do Trabalho Cesar Zucatti Pritsch, do TRT da 4ª Região, em palestra ministrada simultaneamente a magistrados e servidores.
No treinamento, Cesar Zucatti explicou a funcionalidade das ferramentas eletrônicas destinadas à pesquisa de devedores, aplicadas à descoberta das principais fraudes e ocultações patrimoniais, com a finalidade de capacitar os participantes para a utilização eficaz das tecnologias de telemática na jurisdição trabalhista.
Entre os conteúdos repassados destacaram-se os "Aspectos introdutórios – responsabilidade do empregador, sócios e grupo econômico – blindagem e ocultação; "Principais sistemas de restrição patrimonial" – BacenJud/SABB, RenaJud, CNIB; PenhoraOnline/Arisp; ofício para bloqueio de contas até o valor exeqüendo, entre outros. Os assuntos foram discutidos pelo palestrante por meio de aula expositiva, debates e análise de casos.
De acordo com o juiz titular da 7ª Vara do Trabalho de Maceió, Alan da Silva Esteves, o treinamento foi muito importante para melhorar a efetividade da execução. "Os aprimoramentos das falhas dos sistemas eletrônicos antigos foram bem detalhados e estudadas pelo professor Cesar Z. Pritsch. A verdade é que os maus devedores estão sempre na frente do sistema com o intuito de não cumprir com suas obrigações legais. Por isso, temos que sempre nos aperfeiçoar e mudar essa equação", considerou.
Para o servidor Arnóbio Reis, diretor da referida VT, a capacitação foi bastante proveitosa. "O curso esclareceu alguns procedimentos sobre ferramentas já bastante utilizadas, como o BacenJud, Renajud e Infojud, e, particularmente pra mim, apresentou a Central Nacional de Indisponibilidade de Bens (CNIB), mecanismo bastante interessante para a pesquisa e indisponibilidade de bens imóveis", pontuou.







