Notícias

25/10/2022 - Juiz do trabalho e servidoras ministram aulas no 2º dia do Ciclo de Formação Continuada

Temas acerca de Comunicação Institucional, Relacionamento com a mídia, Código Civil – do contrato ao cibertariado e Responsabilidade do servidor público foram os assuntos discutidos

No segundo dia do evento (21/10), dois temas foram apresentados no período da manhã, “A política de comunicação da Justiça do Trabalho e o Relacionamento com a mídia”. As abordagens foram feitas pelas assistentes-chefes da Coordenadoria de Comunicação Social do TRT-19, Kamilla A. S. Barreto Ferraz e Ana Cláudia Costa F. Cavalcanti. Já à tarde, foram ministradas duas aulas. O assunto “20 anos do Código Civil – do contrato ao cibertariado” foi explanado pelo juiz do trabalho da VT de Penedo/AL, Jasiel Ivo. E a última aula teve o tema “Responsabilidade do servidor público”, conduzida pela secretária de Licitações e Contratos (SLC) do Regional, Flávia Caroline F. Amorim.

As jornalistas Kamilla Barreto e Ana Cláudia Costa se revezaram nas apresentações. O tema Política de Comunicação da Justiça do Trabalho visou difundir diretrizes, objetivos, atribuições, aspectos da comunicação estratégica, e o manual de comunicação da JT, a fim de explicar o modo de funcionamento das assessorias, com destaque para as padronizações de procedimentos, bem como para finalidade de suas atividades.

Já o assunto Relacionamento com a Mídia visou orientar magistrados e servidores quanto à concessão de entrevistas nos diversos meios de comunicação, oferecendo dicas de adequação linguagens, gestuais, vestuário, entre outros. Também buscou alertar para a importância da cautela ao usar as redes sociais.

A aula do juiz Jasiel Ivo objetivou expor e discutir o problema das inovações tecnológicas e seus impactos na sociedade. Ele aprofundou a discussão falando sobre a história do trabalho humano no mundo civilizado; a história contemporânea (fordismo, taylorismo, foyotismo, volvismo); a sociedade pós-industrial (a formação do cibertariado ou do ciberproletariado, a uberização do trabalho), entre outros tópicos.

A secretária da SLC, Flávia Caroline, encerrou a programação do dia. A explanação teve como objetivos apresentar e debater as responsabilidades do servidor público no exercício das suas funções dentro do ambiente institucional; compreender a diferença entre responsabilidade e culpa; debater sobre o consensualismo nas decisões administrativas e judiciais; contribuir para melhoria no relacionamento interpessoal entre magistrados e servidores; além de outros.

Ela detalhou o tema abordando aspectos da responsabilidade do servidor público à luz do Direito Administrativo, bem como fez breves considerações acerca da necessidade de limitação legal da responsabilização dos agentes públicos.

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom

Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom