Notícias

18/09/2018 - Memorial Pontes de Miranda tem programação alusiva à 12ª Primavera de Museus

Palestra foi realizada pela museóloga Graciene Lopes

O Memorial Pontes de Miranda (MPM), espaço museológico do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL),  realizou  nesta terça-feira (21.09) a 7ª edição do projeto cultural  "Café com História", evento integrante da programação da 12ª Primavera de Museus. A museóloga Graciene Lopes dos Santos Maciel proferiu  palestra com o tema "Educação em museologia: como  os museus podem servir de espaço educacional para todas as idades". 

    O foco da apresentação foram as iniciativas  para a  formação educacional por meio de equipamentos museológicos. Ela explanou  sobre atividades, a exemplo de visitas guiadas, passeios temáticos, expressões artísticas, envolvimento das comunidades,  que contribuem para  formação de públicos, em todos os graus de ensino e segmentos sociais.  Inicialmente,  Graciene descreveu a definição do Conselho Internacional de Museus (ICOM) o qual denomina que  um espaço de memória é uma instituição a serviço da sociedade que adquire, conserva, comunica e expõe bens representativos da natureza e do homem.

    Ela ainda afirmou que um museu é uma  instituição que tem a finalidade de desenvolver conhecimentos, de salvaguarda de memória e de promover a educação e a cultura dos cidadãos. Contudo, explicou que o conceito de museu hoje é de levar a comunidade para dentro do espaço, a fim de interagir de forma lúdica, divertida e criativa. De acordo com ela, não se justifica que o local seja só para guardar objetos. "O museu deixa de ser só um lugar de salvaguarda, e aos poucos vai se tornando um lugar de pertencimento da coletividade. Local de aprimoramento de reflexão, com preocupação social",  observou. 

    Ainda segundo ela, a cultura nas escolas ainda é tema transversal. "A escola não forma para a pesquisa. Só se preocupa com o vestibular". A educação museal deve ser  uma prática que promova a educação, e que acervos sejam o centro para a  realização de atividades. É importante apresentar uma cultura para a sociedade. Não nos foi ensinado a ter pertencimento com o local. O educativo nos museus tem o objetivo de despertar interesse local", afirmou. A museóloga enfatizou que para que haja educação patrimonial é necessário envolver a comunidade a fim de que essa se aproprie, que  tenha sentimento de pertencimento.

    Palestrante - Graduada em Pedagogia pela UFMG, mestre e doutora em Educação, membro da equipe interdisciplinar do Laboratório de Estudos Museus e Educação e consultora UNESCO para o Departamento de Patrimônio Imaterial/IPHAN-Alagoas, Graciene Lopes possui experiência na área de Educação em espaços escolares e não escolares, com ênfase em Cultura; Gestão Educacional; Educação Infantil; atuando em temas como: formação de professores, educação e museus, educação patrimonial e patrimônio  cultural.

    Mostra - Outra ação do MPM que integra a programação alusiva à 12ª Primavera de Museus é uma mostra temporária "Descobrindo novos tesouros do Passado". A montagem fica  em cartaz em sua sede (3º andar do Fórum Pontes de Miranda),   no  período de 17 a 21 de setembro, das 9h30 às 14h30.  Nessa exposição estão objetos, jornais, processos e fotos que compõem o acervo do Memorial.

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom
Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom