15/10/2024 - Ouvidora do TRT/AL participa na ALE de sessão especial do Outubro Rosa
Desembargadora Vanda Lustosa, ouvidora Regional e da Mulher do Tribunal, chamou atenção para a importância do autocuidado
A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) realizou, na manhã desta segunda-feira (14/10), uma sessão especial sobre o tema Outubro Rosa: Desafios para a regulamentação e efetivação das leis estaduais que garantem acesso ao diagnóstico e tratamento do paciente oncológico. O evento foi proposto pela deputada Fátima Canuto (MDB) e integrou as ações pertinentes à campanha do Outubro Rosa, dedicada a intensificar o debate em torno da conscientização e prevenção do câncer de mama em todo o mundo.
A desembargadora Vanda Lustosa, ouvidora Regional e da Mulher do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, representou o TRT/AL na sessão. Na oportunidade, a magistrada ressaltou que as mulheres precisam dar mais importância à prevenção da doença. "Tenho observado, com preocupação, que muitas mulheres não estão se cuidando como deveriam quando se trata da prevenção do câncer de mama. É fundamental que todas nós dediquemos mais atenção à nossa saúde e às ações preventivas. O câncer de mama é uma das doenças que mais afeta as mulheres, e a detecção precoce pode ser decisiva para o sucesso do tratamento”, observou.
Em seguida, ela acrescentou que o Outubro Rosa é um excelente momento para reforçar essa conscientização, mas o cuidado deve acontecer o ano todo. “Faço um apelo para que todas as mulheres busquem as orientações necessárias e realizem os exames preventivos regularmente. Cuidar de nós mesmas é uma responsabilidade que não podemos negligenciar. Quero aqui fazer um especial agradecimento e parabenizar a deputada Fátima Canuto pela excelente iniciativa de realizar essa sessão para discutir um assunto tão importante para todas nós”, destacou.
Já a deputada Fátima Canuto comentou a luta que vem travando ao longo dos anos em prol das pessoas carentes portadoras de câncer. “Hoje seria um evento altamente festivo se não tivéssemos ainda tantos problemas em relação às mulheres com câncer de mama”, enfatizou.







