09/06/2026 - Projeto TRT-AL em Ação é concluído com visita à Vara do Trabalho de Santana do Ipanema
Presidente Jasiel Ivo encerra ciclo de visitas ao interior reforçando o compromisso da gestão com a escuta ativa e a melhoria das condições de trabalho
Nessa segunda-feira (8/6), a Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) concluiu o cronograma do projeto “TRT-AL em Ação – construindo o futuro” com uma visita à Vara do Trabalho de Santana do Ipanema. Durante o encontro, o desembargador-presidente do Regional Trabalhista, Jasiel Ivo, reiterou que a principal finalidade da iniciativa é aproximar a gestão das unidades do interior, ouvir as demandas locais e adotar medidas voltadas ao aprimoramento das condições de trabalho.
Na oportunidade, o juiz titular Henrique Cavalcante e a equipe da unidade destacaram a importância da manutenção do teletrabalho e da requisição de servidores como medidas fundamentais para minimizar os impactos da elevada rotatividade de pessoal, realidade que decorre, em grande parte, da distância entre Santana do Ipanema e a capital alagoana.
“A gestão está de parabéns por toda essa atenção dispensada às Varas do Trabalho do interior. Estamos muito felizes e agradecidos porque a administração está se mostrando sensível, atenciosa e comprometida em implantar as melhorias necessárias”, salientou o magistrado.
Já o diretor de secretaria, Raoni Matos, enfatizou que esse apoio produz resultados concretos e imediatos. “Não existe produtividade em uma Vara se o servidor não estiver feliz. Essa iniciativa da administração de se deslocar ao interior para ouvir, in loco, as nossas necessidades é algo digno de gratidão e reconhecimento”, afirmou.
A servidora Daniela Lamenha, que atua em regime de teletrabalho na unidade, também ressaltou a relevância desse modelo. “É muito importante essa sensibilidade da gestão. O trabalho remoto permitiu minha permanência nesta Vara. Para mim, é muito positivo continuar aqui, vestindo a camisa e acompanhando a evolução da unidade”, destacou.
Entre as principais solicitações apresentadas pela equipe, esteve a manutenção do serviço de segurança armada 24 horas. Na ocasião, o coordenador de Segurança Institucional, Miriel Gomez, explicou que, em razão dos elevados custos dessa modalidade, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) vêm orientando a substituição gradual do modelo por sistemas de monitoramento eletrônico. Segundo ele, o atual contrato de segurança armada representa cerca de 23% de todo o orçamento do Tribunal.







