Notícias

27/06/2019 - Seminário em Maceió debate Gestão de Riscos Ocupacionais

Evento promovido pela Superintendência Regional do Trabalho teve apoio do TRT/AL

O seminário de "Gestão de Riscos Ocupacionais” foi realizado na manhã desta quinta-feira (27.06), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL). O evento, direcionado a profissionais, gestores e estudantes de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), integrou a programação regional da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT 2019).

A palestra de abertura foi feita pelo auditor-fiscal do Trabalho José Almeida Junior, coordenador de Fiscalização e Projetos da Coordenação-Geral de Segurança e Saúde no Trabalho. Entre os assuntos abordados pelo auditor estiveram a história da evolução dos direitos humanos, o sistema de proteção ao trabalhador, gestão de segurança e saúde do trabalho, Comunicação Acidente de Trabalho (CAT), operativos de fiscalização,  além de uma visão geral acerca das ações realizadas nas CANPAT. Dentre os dados relevantes citados pelo auditor estão o de que houve 15 mil incapacitações, bem como registro de 2.300 mortes nos últimos três anos. "Todos perdem com os acidentes. Isso é um assunto que interessa a todos", ressaltou.

A segunda palestra foi proferida por Alexandre Calzado, engenheiro de Segurança do Trabalho do SESI/AL. Ele falou sobre estratégias corporativas de atuação, estrutura e aplicação de Normas Reguladoras (NR), definições de riscos ocupacionais, indicadores para ações e iniciativas de prevenção e o papel de cada pessoa na segurança do trabalho. Calzado ressaltou que, sem ter indicadores que mensurem ações implantadas na empresas, fica difícil gerenciar. "É imprescindível coletar dados, buscar indicadores, avaliar resultados", afirmou.

O tema "Má (di)Gestão de Riscos" deu sequência ao seminário e foi apresentado por Alexandre Sabino, auditor-fiscal do Trabalho da Superintendência Regional de Trabalho em Alagoas (SRT/AL). Entre os temas abordados estiveram a organização internacional para a padronização, em especial a ISO 45.001.

De acordo com ele, a má gestão de riscos se percebe com a preocupação quando ocorre uma inspeção nas empresas, quando ocorrem autos de infração, verificação de deliberações da CIPA não atendidas, desconhecimentos sobre quais ações em SST foram eficazes, além de ausência de feedback. Quanto às consequencias  da má gestão de riscos, ele citou a redução da produtividade, afastamentos, rotatividades, embargos, interdições, atrasos, multas, acidentes e ações judiciais. "A má gestão causa prejuízos de diversas ordens. O Brasil hoje está entre os 10 piores países do mundo para o trabalhador. Precisamos fazer o papel de célula. Todos em harmonia", observou.

Um esquete teatral tendo como foco o tema gestão de riscos também constou da programação e  foi apresentada pela equipe do Sesi/AL.

O seminário foi encerrado com a apresentação de palestra com o tema "Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho e o Centenário da OIT - as mudanças na convenções de SST e o processo de revisão das NRs", apresentada por Luiz Carlos Lumbreras Rocha, auditor fiscal do Trabalho da SRT/RJ.

Entre os presentes ao seminário, as juízas do Trabalho Bianca Calaça e Carolina Bertrand, gestoras regionais do Programa Trabalho Seguro no TRT/AL; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Alagoas, Rafael Gazzaneo; o superintendente do Trabalho, Victor Cavalcante de Oliveira Souza, e o auditor fiscal do Trabalho Elton Machado.

Organização - O Seminário é uma realização da Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho (SRT/AL), do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT/AL), do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) e do Serviço Social da Indústria (Sesi/AL) e conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho da 19ª Região, do Grupo Prevencionista, do Sindicato da Indústria da Construção de Alagoas (Sinduscon), do Sindicato dos Técnicos de Segurança de Alagoas (SINTESTAL), da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi/AL) e do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador de Maceió (CEREST).

A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) abrange um conjunto de ações que visam à promoção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho, de cunho essencialmente prevencionista, cuja origem está ligada à Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho, criada em 1953. Em 1971 foi instituída a CANPAT, que se tornou de caráter permanente.

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom
Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom