27/02/2018 - Socioambiental: medicamentos vencidos coletados na Casa Verde são encaminhados para incineração
-
O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) realizou, na última terça-feira (20.02), a entrega da terceira remessa de medicamentos vencidos descartados por magistrados, servidores e funcionários nos coletores instalados na Casa Verde, no ano de 2017. A ação consolida uma prática sustentável e de engajamento solidário, social e ambiental.
O descarte correto de medicamento vencido foi viabilizado visando contribuir com o meio ambiente e cumprir recomendações de evitar que substâncias químicas das drogas contaminem o solo, a água e a atmosfera quando vão parar no aterro sanitário ou na rede de esgoto comum, além de zelar com a saúde de pessoas evitando que entram em contato direto com o resíduo, como garis e catadores.
A Secretaria de Gestão Estratégica do TRT/AL repassou todo o material coletado à rede de farmácias de manipulação Ao Pharmacêutico. Os treze quilos de medicamentos foram entregues à administradora da empresa, Evânia Geni Viana de Melo, pelo servidor Luciano Freitas. A iniciativa de cunho educacional é realizada pela área de apoio socioambiental da Secretaria.
A parceria realizada com a rede Ao Pharmacêutico garantirá que os materiais recolhidos no TRT/AL sejam incinerados na empresa Serquip, tudo sem custo para o Tribunal. Já as caixas de papelão e embalagens plásticas serão entregues para Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió. (Cooplum).
De acordo com Evânia Melo, a parceria com TRT/AL é uma ação de compromisso educacional, social e ambiental. "Com essa postura de engajamento e relacionamento institucional, reforçamos o compromisso em disseminar a coleta seletiva de remédios vencidos. Nós vivenciamos essa prática nas cinco unidades da empresa. Seguimos os procedimentos do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (PGERS)", observou.
Ela ainda explicou que a empresa expande iniciativas como essa com a sociedade. Além de recolher os materiais descartados e encaminhar para a incineração, a empresa faz inclusão social ao destinar as embalagens para cooperativas de reciclagem de resíduos, bem como realiza palestras nas escolas falando sobre como armazenar e praticar o correto descarte de medicamentos.







