Notícias

14/03/2022 - TRT-19 entregará comendas da Ordem do Mérito em 25 de março

Cerimônia solene de entrega da Comenda da Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge será realizada no dia 25 de março

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19) realizará, em 25 de março, a cerimônia de outorga da Comenda da Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge. A homenagem é concedida a juristas, personalidades que se destacaram no exercício de suas profissões, bem como servidores públicos por méritos funcionais. A cerimônia solene será realizada, às 17h, no Fórum Pontes de Miranda, sede do TRT-19.

A homenagem contempla três categorias: Grã-Cruz, Mérito Ouro e Mérito Prata. A lista dos 30 agraciados foi aprovada em reunião do Conselho da Ordem do Mérito, realizada no dia 1º de dezembro de 2021. A outorga é feita a cada dois anos, mas no ano passado precisou ser adiada em razão das limitações impostas pela pandemia da covid-19.

No grau Grã-Cruz, serão homenageados os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Amaury Rodrigues Pinto Júnior, Aloysio Corrêa da Veiga e Morgana de Almeida Richa; o diretor médico da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Artur Gomes Neto; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, Bento Herculano Duarte Neto; a diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas, Elaine Cristina Pimentel Costa; o desembargador emérito do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Francisco Wildo Lacerda Dantas (in memoriam); o médico do Hospital Arthur Ramos, José Lídio Nunes Lira; a primeira dama do Estado de Alagoas, Renata Pereira Pires Calheiros, e o desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Rubens de Mendonça Canuto.

Os agraciados no grau Mérito Ouro são o juiz do Trabalho do TRT-19 Henrique Costa Cavalcante, titular da Vara do Trabalho de Santana do Ipanema; o juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Fernando Gonçalves Fontes Lima; os advogados Bráulio Barros dos Santos, Diógenes Tenório de Albuquerque Júnior e José Anízio de Amorim (superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas); o servidor do TRT da 19ª Região, José Giovani Rodrigues Ventura (in memoriam); o diretor da Cooperativa Pindorama, Klécio José dos Santos; a professora aposentada e ex-prefeita do Município de Branquinha, Vânia Menezes Vasconcelos; os religiosos da Paróquia de São Pedro, na cidade de Tamandaré/PE, Arlindo Laurindo de Matos Júnior, e da Ordem dos Frades Capuchinhos, Hélio Barbosa (Frei Hélio).

No grau Mérito Prata, os homenageados são os servidores do TRT/AL, Amália Luisa Alves Cezar, Enaura Lívia Vergeth Grangeiro, Erival Gonçalves de Albuquerque Filho, Janine Braga Quirino Lima, Kely Priscila de Oliveira Teixeira, Malba Maria Ramos Araújo, Márcia Cristina Sangreman de Almeida Muritiba, Marcus Paulo Veríssimo de Souza e Sandra Margareth Santos da Silva Marinho. Também integra a lista o prestador de serviços terceirizado José Érico Vicente da Silva (in memoriam).

Comenda - A Comenda foi criada no dia 2 de junho de 1993 - ano do centenário de morte do ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge - autoridade escolhida pelo TRT/AL para dar nome ao evento por conta de sua brilhante trajetória profissional e dos seus relevantes serviços prestados à magistratura. O ministro nasceu em Maceió no dia 17 de julho de 1817. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Academia Jurídica de São Paulo. Foi nomeado promotor público de Maceió, exercendo a função até 1845. Foi juiz municipal e de órfãos nas cidades de Penedo, Traipu e Maceió entre 1848 e 1850. Em julho de 1868, foi nomeado 1º vice-presidente da Província das Alagoas, assumindo a presidência no dia 27 de julho de mesmo ano. Em junho de 1872, foi nomeado desembargador do Tribunal de Relação do Maranhão. Foi nomeado ministro do então Supremo Tribunal de Justiça no dia 23 de fevereiro de 1887.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom
Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom