Notícias

27/03/2023 - TRT-19 realiza a primeira edição da Feira Agroecológica 2023

Produtos sem agrotóxicos, adquiridos diretamente dos fornecedores da agricultura familiar de Alagoas, foram comercializados no evento

No último dia 24 de março, o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) voltou a realizar sua Feira Agroecológica, que estava suspensa por conta da pandemia. O evento aconteceu no estacionamento da Casa Verde, das 7h30 às 12h. Servidores, advogados e funcionários terceirizados aproveitaram a oportunidade para adquirir vários produtos sem agrotóxicos, diretamente dos fornecedores da agricultura familiar de Alagoas.

Além dos vegetais, também foram comercializados cosméticos ecológicos, geleias, mel, pães, tapioca e comidas regionais quentinhas etc. Todos esses gêneros são elaborados com materiais livres de produtos químicos nocivos à saúde.

O presidente do TRT-19, desembargador Marcelo Vieira, salientou que a feira representa uma iniciativa socioambiental de muita importância para a sociedade. “Estamos sempre procurando incentivar esses produtores que fornecem materiais de excelente qualidade e que têm um impacto muito positivo para a saúde e qualidade de vida dos consumidores”, observou.

Para a presidente da Comissão de Agronegócio e Relações Agrárias da OAB/AL, Eva Jatobá, a feira serve de incentivo ao pequeno produtor e o ajuda a se inserir no mercado, bem como fomenta a consciência socioambiental. “Estamos trabalhando para difundir o agronegócio no estado de Alagoas e mostrar à sociedade alagoana a importância de seu aprimoramento”, afirmou.

Já o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Urbanismo da mencionada Associação, Gilvan Albuquerque, salientou que a feira agroecológica é uma iniciativa excelente, que visa cumprir com sua função social, que é estimular o trabalhador e incentivar o cooperativismo, aglutinando e fortalecendo a área socioambiental.

A comerciante Luciana Barros, do Mercado Zero Lixo, ressaltou que a feira foi um sucesso, pois as vendas foram muito boas. “Espero que esse evento passe a ocorrer mensalmente. Estamos à disposição para participar da próxima edição. Externo minha gratidão a todos os organizadores e clientes”, frisou.

O secretário de Governança e Gestão Estratégica, Victor Dorea, reiterou que a novidade deste ano foi a ampliação do público participante. “O presidente do TRT-19, desembargador Marcelo Vieira, identifica-se muito com a ação, por isso sugeriu que outras instituições fossem convidadas a participar da feira. Quem compareceu pôde adquirir produtos de boa procedência, livres de agrotóxicos, oriundos de produtores da agricultura familiar do Estado”, observou.

Galeria de fotos.

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom
Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom