16/06/2026 - TRT-AL adere à Rede de Acessibilidade na Administração Pública e fortalece inclusão
Integração ao grupo permitirá intercâmbio de boas práticas e acesso a soluções desenvolvidas por tribunais e órgãos federais nas áreas de acessibilidade arquitetônica, digital e atitudinal
O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) aderiu, na última sexta-feira (12/6), à Rede de Acessibilidade na Administração Pública, iniciativa interinstitucional criada por órgãos de cúpula, como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Em 2026, a Rede completa nove anos de atuação em prol da promoção da acessibilidade e da inclusão no serviço público.
Com a adesão, o TRT-AL passa a integrar um ambiente de cooperação e troca de experiências, com acesso direto a metodologias e soluções já implementadas por outros tribunais e órgãos federais nas áreas de acessibilidade arquitetônica, digital e atitudinal.
De acordo com o assistente-chefe do Setor de Equidade, Sustentabilidade, Acessibilidade, Inclusão e Proteção de Dados, Rodrigo Rodrigues, a participação na Rede representa um importante avanço para o fortalecimento das políticas de acessibilidade e inclusão no âmbito do Regional.
“Ao integrar um grupo que reúne desde tribunais superiores até unidades da Justiça Estadual e Federal, o TRT-AL reafirma seu compromisso com a dignidade da pessoa com deficiência, com a excelência no atendimento ao cidadão e com a valorização de seu corpo funcional”, destacou.
Atualmente, a Rede é composta por 14 órgãos. A gestão do biênio 2024-2026 está sob a coordenação-geral de Ekaterini Morita, do TST, e conta ainda com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Senado Federal em sua estrutura de governança.
No TRT-AL, o Setor de Equidade, Sustentabilidade, Acessibilidade, Inclusão e Proteção de Dados e o Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão foram responsáveis pela interlocução com o Comitê de Gestão da Rede e pela reunião da documentação necessária para a formalização do Termo de Adesão.







