18/05/2026 - TRT-AL promove roda de conversa sobre violência contra a mulher no ambiente institucional
Iniciativa da Ouvidoria Regional e da Ouvidoria da Mulher do TRT-AL destaca acolhimento, prevenção e proteção no ambiente institucional
As Ouvidorias do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL), em parceria com a Escola Judicial (Ejud), promoverão, nesta quinta-feira (21/5), das 9h às 11h, no auditório da Ejud, a Roda de Conversa: “Violência Doméstica e Programa Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança: enfrentamento, acolhimento, prevenção e proteção no ambiente institucional”, reunindo magistradas, servidoras, terceirizadas, advogadas, aprendizes e o público em geral em um espaço de diálogo e escuta ativa.
A iniciativa tem o objetivo de promover a conscientização e o fortalecimento das ações institucionais voltadas à prevenção e ao combate à violência doméstica e familiar, além de dar visibilidade ao Protocolo Integrado de Enfrentamento do TRT-AL e aos canais de acolhimento disponíveis. A proposta da roda de conversa reforça o compromisso do Tribunal com a construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e comprometido com os direitos humanos.
Durante o encontro, será destacado o papel das Ouvidorias — especialmente a Ouvidoria da Mulher — como instrumentos essenciais de acesso à justiça, promoção da cidadania e defesa da ética e da transparência. Também serão abordados os diferentes tipos de violência doméstica, seus sinais, impactos sociais e psicológicos, bem como orientações sobre medidas de proteção e encaminhamento.
A programação inclui, ainda, a apresentação do Programa Integrado de Enfrentamento à Violência Doméstica do TRT-AL, evidenciando o atendimento multidisciplinar realizado em articulação com setores como a Coordenadoria de Segurança e Seção de Saúde. A iniciativa reforça que o Tribunal integra a rede de proteção e apoio à mulher em situação de violência, ampliando o alcance das ações de acolhimento.
Promovida pela Ouvidoria Regional, pela Ouvidoria da Mulher, pela Escola Judicial do TRT-AL, a roda de conversa também busca incentivar uma cultura institucional baseada no respeito, na equidade de gênero e na prevenção da violência. Mais do que informar, o evento convida à reflexão e ao engajamento coletivo, destacando que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade.







