Notícias

25/05/2026 - TRT-AL recebe estagiários e destaca compromisso com a formação acadêmica e profissional

Programa de estágio é retomado após cerca de dez anos e marca uma nova etapa de integração entre o Tribunal e estudantes universitários

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) realizou, na manhã desta segunda-feira (25/5), a cerimônia de recepção dos estagiários selecionados por meio do convênio firmado com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). Durante o encontro, o desembargador-presidente do TRT-AL, Jasiel Ivo, deu as boas-vindas aos estudantes e destacou que a retomada do programa de estágio no Regional é resultado de um esforço institucional.

“Estávamos sem receber estagiários há cerca de dez anos por conta do contingenciamento orçamentário. Uma das principais metas foi reimplantar essa iniciativa, e fizemos muito esforço para isso. Estamos muito felizes em recebê-los. Nosso objetivo é viabilizar um aprendizado prático que vai ser aliado ao conhecimento científico que vocês estão recebendo na faculdade”, enfatizou.

Já o desembargador Roberto Gouveia, coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 2º grau, ressaltou que a chegada dos estagiários representa uma troca enriquecedora para todos. “As mentes jovens e férteis às vezes nos trazem novas ideias. Com certeza, será uma troca harmoniosa e profícua e vocês terão suas experiências e currículos fortalecidos”, afirmou.

O juiz auxiliar da Presidência, Emanuel Holanda, destacou que os estudantes passam a integrar um Tribunal reconhecido nacionalmente pela eficiência e qualidade dos serviços prestados. “Nós somos hoje a Justiça mais ágil e efetiva do país. A natureza dos direitos trabalhistas, a exemplo de verbas alimentícias, exige essa agilidade. Vocês estão ingressando em um órgão que recebeu o selo diamante em reconhecimento à excelência na gestão e aos serviços prestados, além de termos sido o melhor Tribunal do país quanto ao desempenho no Índice de Atendimento à Demanda da Justiça do Trabalho no ano de 2025”, frisou.

Também transmitiram mensagens de boas-vindas e explicaram o funcionamento de suas unidades os seguintes servidores: Isabela Santa Ritta, secretária-geral da Presidência; Marcus Veríssimo, secretário de Gestão de Pessoas; Rafaela Suruagy, coordenadora de apoio às varas; e a diretora de Divisão da Ouvidoria, Valéria Perdigão.  Na oportunidade, esta servidora entregou aos aprendizes a Cartilha de Enfrentamento à Violência Doméstica. 

A estudante SylvaniSuelem Menezes, do 5º período da Faculdade Afya, falou em nome dos estagiários e agradeceu a oportunidade oferecida pelo Tribunal. “Nosso objetivo é realmente adquirir aprendizado e experiência, o que certamente encontraremos aqui. Esperamos desenvolver nossos conhecimentos na certeza de que seremos muito bem acolhidos”, comentou.

ÁLBUM DE FOTOS.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom
Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom