Notícias

20/08/2025 - TRT-AL, TJ, TRE e Cesmac promovem palestra sobre Linguagem Simples para estudantes de Direito

No evento, foi celebrado um termo de cooperação entre TRT/AL, TRE e Cesmac, com foco na elaboração de protocolos conjuntos de simplificação da linguagem

Os Tribunais Regionais do Trabalho (TRT-AL) e Eleitoral (TRE), o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e o Centro Universitário Cesmac realizaram, na manhã desta quarta-feira (20), uma palestra sobre Linguagem Simples. O encontro foi voltado para alunos do curso de Direito da referida instituição ensino.

A programação contou com abordagens do servidor do TRT/AL, Arthur Amorim; do desembargador Orlando Rocha Filho, diretor da Escola Judiciária do TRE; da desembargadora eleitoral Natália França Von Sohsten, e do juiz Mário Rocha Filho, que destacaram a relevância da linguagem simples no Poder Judiciário. 

A ação está alinhada ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples (Portaria CNJ nº 351/2023), contemplando o Eixo 3 – Educação, conscientização e capacitação e o Eixo 5 – Articulação interinstitucional e social. 

Durante o evento, foi celebrado um termo de cooperação entre TRT-AL, TRE e Cesmac, com foco na elaboração de protocolos conjuntos de simplificação da linguagem e no compartilhamento de boas práticas já consolidadas. As apresentações também dialogam com campanhas institucionais de cidadania, reafirmando o compromisso do Tribunal com um atendimento claro, digno e acessível.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Conteúdo de Responsabilidade da(o)