Notícias

19/10/2021 - TRT/AL aprova moção de pesar pelo falecimento do ministro Ronaldo José Lopes Leal

Presidente do TST entre 2006 e 2007, ministro aposentado faleceu no último sábado (16), em Porto Alegre (RS).

A primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) aprovou, durante a sessão realizada nesta terça-feira (19/10), moção de pesar pelo falecimento do ministro Ronaldo José Lopes Leal, ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A homenagem foi proposta pelo desembargador Pedro Inácio da Silva e aprovada por unanimidade.

O magistrado, que atuou no TST de 1995 a 2007, faleceu no último sábado (16), aos 84 anos. Ele se destacou na magistratura pela atuação humana e democrática. "Um ministro que leva, no nome, sua principal característica, a lealdade. Sua gestão foi pautada pela ética, pela honestidade e pela transparência. Foi um jurista e um magistrado de grandes luzes, à frente do seu tempo”, pontuou a presidente do TST, ministra Cristina Peduzzi.

Trajetória

Nascido em São Jerônimo (RS), o ministro se graduou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Em 1960, iniciou a carreira como advogado e ingressou na magistratura em 1963, no cargo de juiz substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS).

Em 1965, foi designado para presidir a Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ, atualmente Vara do Trabalho) de Santo Ângelo (RS). Em outras oportunidades, presidiu também as Juntas de Cruz Alta, Santa Maria, Canoas e Porto Alegre. Durante dois biênios consecutivos (1978 a 1980 e 1980 a 1982), presidiu a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Em 1986, foi promovido ao cargo de juiz togado do TRT da 4ª Região, o qual presidiu de 1994 a 1995.

No TST, o ministro teve grande atuação. De 2002 a 2004, foi corregedor-geral da Justiça do Trabalho. Exerceu a Vice-Presidência de 2004 a 2006 e foi eleito presidente do Tribunal Superior Trabalho para o período de 2006 a 2007. Um mês após o término de seu mandato, em 8 de fevereiro de 2007, o ministro se aposentou. 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom
Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom