Notícias

17/09/2021 - TRT/AL aprova moção pelo falecimento do desembargador aposentado Orlando Manso

Ex-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas faleceu no último dia 13 de setembro

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) aprovou, por unanimidade, em sessão telepresencial de julgamento realizada no último dia 15 de setembro, moção de pesar pelo falecimento do desembargador aposentado e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Orlando Cavalcanti Manso, ocorrido na última segunda-feira (13/9), aos 78 anos de idade. Ele havia se aposentado no mês de dezembro de 2012 ao completar 44 anos de magistratura no Estado. Manso estava internado em um hospital de Maceió para tratamento de uma infecção urinária e faleceu em decorrência de sepse.

A homenagem foi proposta pelo presidente do TRT/AL, desembargador Marcelo Vieira, que lamentou a morte do magistrado. “Sempre atuou com amor e respeito à justiça e tem uma extensa lista de serviços prestados ao judiciário e à sociedade alagoana”, destacou. Orlando Manso nasceu na capital alagoana no dia 24 de dezembro de 1942. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em 1966.  Ingressou na magistratura em 1969, sendo nomeado para atuar na Comarca de Igreja Nova.

Presidiu o TJ/AL no biênio de 1999/2021; foi vice-presidente do referido Tribunal de 1995 a 1997; corregedor-geral de Justiça de 1997 a 1998;  presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e diretor-geral da Escola Superior da Magistratura (Esmal). Ele também recebeu título de Cidadão Honorário em vários municípios de Alagoas: Campo Alegre, Capela e São José da Tapera. Manso foi responsável pela construção de vários dos edifícios-sede das Comarcas alagoanas, a exemplo dos Fóruns de Arapiraca, Paripueira, Cajueiro e do Campus Universitário da Ufal.
O TRT/AL presta as mais sinceras condolências aos familiares e amigos neste momento de irreparável perda.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom
Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom