Notícias

30/11/2021 - TRT/AL celebra retomada e um ano de gestão com palestra de Rossandro Klinjey

Psicólogo e professor falou sobre o tema “O que aprendemos com as dores e a preparação para a volta”

Para marcar o retorno total às atividades presenciais na Justiça do Trabalho em Alagoas e também o primeiro ano da atual gestão, o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) e a Escola Judicial (Ejud19) promoveram na manhã desta terça-feira (30/11), a palestra “O que aprendemos com as dores e a preparação para a volta”. O tema foi apresentado pelo psicólogo e professor Rossandro Klinjey.

Na abertura das atividades, o desembargador Marcelo Vieira, presidente do Regional Trabalhista, externou a alegria da Administração com a retomada do expediente normal em todas as Unidades do Tribunal.

Em sua abordagem, Rossandro procedeu a uma ampla reflexão acerca das atitudes comportamentais intrínsecas ao ser humano nos anos que antecederam a pandemia, durante o isolamento social e neste período da volta à normalidade, com foco na convivência familiar, nas relações socioafetivas, nos desafios e cotidiano laboral.

Ele chamou atenção para a importância de o indivíduo se reconstruir e se reinventar a partir da dor. Segundo o palestrante, a pandemia é um evento que deve ser encarado como um processo de aprendizado e de fortalecimento. Na oportunidade, o psicólogo também destacou a relevância de as pessoas procurarem trabalhar o aspecto emocional.

“Na esfera profissional, a cada ano, diminuem-se as exigências das competências relacionadas aos atributos intelectuais e aumentam-se aquelas ligadas aos fatores emocionais. Do mesmo jeito que temos que letrar o indivíduo intelectualmente, temos que capacitá-lo em suas relações socioemocionais”, enfatizou.

O facilitador deixou uma mensagem de resiliência e de esperança diante das dificuldades. “Todo mundo sofre, mas alguns ficam presos a esse sofrimento e ao passado. Estudos apontam que 45% das pessoas estão presas ao passado e 45%, ao futuro, alimentado ansiedade. É preciso estar aqui, agora, presente, fixo e se reconstruindo”, frisou.

Encerramento - O discurso de encerramento foi feito pelo desembargador Marcelo Vieira. Na oportunidade, o magistrado apresentou um balanço do primeiro ano de sua gestão. “Hoje comemoro, com cada um de vocês, um ano do início do nosso mandato. E digo nosso porque somos uma equipe. Não só aqueles escolhidos para os cargos de gestão administrativa, mas cada um de nossos juízes, servidores e terceirizados”, observou.

O magistrado ainda afirmou que, desde o início de sua administração, que se deu em meio à grave pandemia, o Tribunal sempre vem procurando se aperfeiçoar “Cuidamos de aprimorar nossos serviços no meio virtual, adotando a comunicação por videoconferência para que jurisdicionados, juízes e servidores pudessem manter interação a distância, de forma ágil e segura”, ressaltou.

Apresentação – Logo após, o Coral Cícero Tenório, formado por 15 alunos da Escola de Cegos Cyro Acicoly, executou um emocionante repertório natalino.

O evento foi prestigiado por servidores e magistrados do TRT/AL, entre eles os desembargadores João Leite de Arruda Alencar, Antonio Alcoforado Catão e Pedro Inácio da Silva. Também estiveram presentes a representante da Amatra 19, juíza Kassandra Carvalho e Lima, o superintende Regional do Trabalho (SRT-AL), Victor Cavalcanti, os advogados Nivaldo Barbosa, presidente da OAB/AL, e Juliana Modesto, vice-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas (AATAL).

 

ÁLBUM DE FOTOS NO FLICKR

 

Coordenadoria de Comunicação Social

Conteúdo de Responsabilidade da(o)