Notícias

09/08/2021 - TRT/AL inaugura Sala de Amamentação e entrega elevador acessível no Fórum Quintella

Eventos contaram com as presenças de magistrados, advogados, servidores e familiares da servidora homenageada, Walkíria Suruagy

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) realizou, na manhã desta segunda-feira (9/8), no Fórum Quintella Cavalcanti, as cerimônias de inauguração da Sala de Amamentação Walkíria Suruagy e de entrega da modernização do elevador acessível. Na oportunidade, também promoveu a abertura da exposição do Tribunal Superior do Trabalho em comemoração aos 80 anos da Justiça do Trabalho.

Os eventos integram a programação do TRT/AL para a campanha #AgostoDourado - que reforça a importância do aleitamento materno - e também a celebração do Dia do Magistrado, Dia do Advogado e Dia da Criação dos Cursos Jurídicos, comemorados em 11 de Agosto. Logo no início da solenidade, o padre Manoel Henrique procedeu às bênçãos dos espaços.

A instalação da Sala de Amamentação foi pleiteada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) e servirá como local de apoio a advogadas, servidoras, magistradas e jurisdicionadas que desejem manter o aleitamento materno após a licença-maternidade, seja amamentando o bebê no local ou usando a estrutura para retirar leite materno durante a sua jornada diária. O local recebeu o nome da servidora Walkíria Suruagy, falecida em novembro de 2020, aos 58 anos, em decorrência de um câncer no cérebro diagnosticado em agosto de 2018. A homenagem foi proposta pelo presidente do TRT/AL, desembargador Marcelo Vieira, e aprovada por unanimidade pelo Pleno do Tribunal.

Divaldo Suruagy Neto, filho da servidora homenageada, disse que sua família estava muito honrada com o reconhecimento não só à profissional que ela foi, mas em relação à figura da mãe. “Como servidora, ela sempre teve orgulho de integrar essa instituição, fazendo dela a sua segunda casa. Por onde passou, fez diversos amigos, aos quais, inclusive, aproveito a oportunidade para registrar a nossa profunda gratidão pela atenção e apoio direcionados a toda minha família”, completou. A mãe de Walkíria, Luzia Suruagy, estava presente, e participou do descerramento da placa de inauguração, ao lado das filhas Cristina, Mônica e Patrícia, da neta Letícia, do genro, José Carlos, e demais familiares.

A juíza Carolina Bertrand, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 19ª Região (Amatra XIX), afirmou que falar em Walkíria Suruagy é algo que traz à memória uma pessoa de sorriso eterno e de uma cordialidade ímpar, que era detentora de uma grande responsabilidade e de uma integridade profunda. “Esta Casa deu um grande exemplo em defesa da mulher, do sagrado direito da amamentação e de incentivo para que outros postos da Justiça sigam essa meta, que vem do CNJ. Temos muito a agradecer a Walkíria por tudo que ela plantou, e a semente germinou”, ponderou.

O presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa, e a advogada Raquel Ramalho, presidente da Comissão da Mulher Advogada, também comentaram a relevância do elevador acessível e da Sala de Amamentação. Segundo Rachel Ramalho, a disponibilização de um espaço destinado ao aleitamento não é somente importante para as advogadas, mas também para todas as servidoras, partes e testemunhas que necessitem utilizar o espaço. Ela salientou que a Comissão está lutando para que essa sala seja criada em todos os órgãos da Justiça.

A servidora Ednalva Verçosa da Silva também fez uso da palavra, ressaltando a importância de um elevador adaptado às necessidades das pessoas com deficiência. “Ficamos muito felizes em observar que o nosso Tribunal tem se preocupado em dar mais acessibilidade àqueles que se utilizam de suas dependências e aos seus próprios servidores”, ressaltou.

O juiz do Trabalho aposentado Josimar Batista dos Santos, que foi assessorado por Walkíria por cerca de 20 anos, em um pronunciamento emocionado, asseverou que a servidora é mais que merecedora da homenagem.

Em seguida, o presidente do TRT/AL, desembargador Marcelo Vieira, fez o discurso de encerramento dos eventos. Na ocasião, comentou que a Justiça do Trabalho tem um papel relevante para a sociedade, principalmente de cunho social. Segundo ele, a JT não é somente a justiça que condena, julga ou absolve, mas um ramo solidário do Judiciário, que participa efetivamente do dia a dia da sociedade.

“E não foi diferente neste momento de pandemia. Os dados estatísticos mostram o quanto nós trabalhamos e produzimos. Na semana passada, por meio do Projeto Garimpo, liberamos mais de R$ 1 milhão à extinta Rede Ferroviária Federal. Desde o começo das atividades de pesquisa, no mês de janeiro do ano passado, já liberamos mais de R$ 22 milhões, o que equivale a quase R$ 2 milhões por mês”, acrescentou.

O magistrado ainda explicou que o Projeto Garimpo se destina a procurar recursos tidos como perdidos - tanto para a parte empregadora quanto para os trabalhadores ou para a União - e repassar esses créditos àqueles que têm direito. “Neste momento de pandemia, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, também conseguimos, por meio de Termos de Ajustamentos de Conduta firmados em Ações Civis Públicas, repassar mais de R$ 10 milhões a diversas entidades públicas, a exemplo de valores transmitidos ao Hospital Universitário, às vítimas das enchentes da cidade de Santana do Ipanema, a abrigos de idosos, entre outros”, pontuou.

Ele ainda avaliou o significado de poder inaugurar, em sua gestão, dois espaços de tamanha importância social. “Essas obras significam, acima de tudo, a inclusão, a acolhida e a vida. E a servidora Walkíria representava muito bem tudo isso. Ela estava sempre disposta a ouvir e a acolher todos os que precisavam de seu trabalho”, considerou.

Presenças -  Os eventos contaram com as presenças da desembargadora do TRT/AL, Eliane Arôxa; do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT /AL), Rafael Gazzaneo; do presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas (AATAL), Carlos Hidalgo, do vice-presidente da OAB/AL, Vagner Paes, do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Ednaldo Maiorano, de servidores do TRT/AL e de advogados.

Álbum de Fotos no Flickr

 

Texto: Fábio Tenório.

 

 

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom
Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom