Notícias

13/10/2021 - TRT/AL promove mais um curso de Libras para servidores

Aulas visam fornecer habilidades e competências necessárias para se comunicar com pessoas surdas por meio da comunicação visuoespacial e da Libras

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) deu início na última quarta-feira (13/10), a mais um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para servidores. O objetivo é possibilitar as habilidades e competências necessárias para se comunicar com pessoas surdas por meio da comunicação visuoespacial e da Libras. A ação de capacitação é ofertada em cumprimento à Resolução CSJT nº 218/2018. O curso será ministrado por Radjalma Teixeira, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As aulas telepresenciais acontecerão até o dia 18 de fevereiro de 2022. O treinamento totalizará 60 horas.

O diretor da Ejud, desembargador Pedro Inácio, fez a abertura do curso destacando a importância do treinamento, visto que contribui para aprimorar o atendimento. "A iniciativa auxilia ainda mais o cumprimento da missão do Tribunal, de realizar Justiça, nas relações do trabalho, contribuindo para a paz social e o fortalecimento da cidadania” , enfatizou.

Ainda como finalidades da iniciativa, estão a de desmistificar concepções equivocadas acerca da Libras e da pessoa surda; de contribuir para a promoção da inclusão da pessoa surda nos diversos âmbitos sociais; de apresentar aspectos históricos e legais pertinentes ao contexto e sociocultural da pessoa surda; de conscientizar sobre a importância da Libras para o surdo e para a comunidade em geral; assim como orientar acerca da atuação do profissional tradutor-intérprete de Libras.

Entre os temas a serem abordados no decorrer do treinamento estarão Introdução à comunicação visual e à Libras; a Libras e a comunidade surda; além dos aspectos dar, pedir e confirmar informação (pessoa, objeto e local), entre outros.

Professor - Radjalma da Silva Teixeira tem graduação em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), e especialização em Libras pela Universidade Cândido Mendes, com experiência na área de tradução/interpretação e ensino da Língua de Sinais Brasileira. Atualmente, exerce a função de docente na UFAL e coordenador do curso de Lertas-Libras: Licenciatura.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom

Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom