Notícias

15/04/2023 - Vem aí o 2º Censo do Poder Judiciário

Pesquisa será lançada na próxima segunda-feira (17/04) e pretende traçar o perfil da força de trabalho do Judiciário

O 2º Censo do Poder Judiciário será lançado na próxima segunda-feira (17/04). O levantamento é uma ação do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e pretende traçar o perfil de magistrados, magistradas, servidores e servidoras de todos os tribunais e conselhos que compõem o Judiciário brasileiro.

Os formulários eletrônicos estarão disponíveis para os participantes até o dia 17 de maio. O preenchimento será anônimo e possibilitado por meio de acesso único para cada CPF previamente cadastrado no CNJ.

O questionário destinado à magistratura possui 63 questões que tratam sobre o tribunal ou o conselho em que atuam, além de informações funcionais, pessoais e sobre sua atuação no Poder Judiciário. Já o voltado a servidores e servidoras aborda, com 48 questões, informações funcionais e pessoais, teletrabalho, além de dados sobre a corte ou conselho em que atuam.

As magistradas, os magistrados, servidoras/servidores poderão emitir sua opinião sobre as políticas de pessoal dos respectivos tribunais e também as ações de outras instituições e atores do Poder Judiciário.

O sigilo das informações e o cumprimento da Lei n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD) estão garantidos. Não haverá divulgação de dados individuais, mas apenas resultados agregados com base em resultados e dados estatísticos.

A pesquisa é direcionada ao quadro da ativa. No caso de servidoras e servidores, incluem-se os cedidos, em licença para acompanhar cônjuge ou pessoa da família e os requisitados para o tribunal ou o conselho, além dos comissionados sem vínculo.

Segundo informações do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ/CNJ), responsável pela coleta de dados, é preciso separar um tempo para responder os formulários, que levam entre cinco e dez minutos para serem preenchidos, com questões de múltipla escolha.

O levantamento também busca conhecer a opinião de magistrados e magistradas, servidores e servidoras sobre a carreira e o ambiente de trabalho, além de outras questões relevantes para o monitoramento das políticas judiciárias em curso.

A participação do público alvo é essencial para manter o registro histórico do perfil da magistratura e do quadro de trabalhadores do Judiciário, uma vez que os resultados também devem contribuir para melhorar a prestação dos serviços da Justiça.

O 1.º Censo do Poder Judiciário foi realizado em 2013. Segundo a diretora do DPJ, Gabriela Azevedo, após uma década, o Judiciário passou por novos desafios, diversas transformações e implementou novas políticas judiciárias. “O mundo mudou nos últimos dez anos. Passamos por uma pandemia, que alterou até mesmo as relações com o trabalho e a maneira como prestamos o serviço público. Queremos registrar como todas as transformações impactaram o trabalho e as carreiras”.

De acordo com Azevedo, agora, o 2.º Censo pretende conhecer as características pessoais e profissionais da força de trabalho do Judiciário, de forma a relacionar essas questões com as opiniões e as avaliações que fazem sobre as políticas, os demais aspectos das carreiras e a forma que se organizam os 94 tribunais e conselhos no país.

Fonte: CNJ

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Conteúdo de Responsabilidade da(o)