22/10/2018 - TRT/AL disponibiliza resultado da correição ordinária realizada na VT de Arapiraca
IPJ registrado na Unidade foi de 127,1%
No último dia 02 de outubro, o desembargador Marcelo Vieira, no exercício da função de corregedor, conduziu audiência pública de correição na Vara do Trabalho de Arapiraca. De acordo com o relatório correcional, o índice de processo julgado da Unidade (IPJ) foi de 127,1%. O percentual de congestionamento de pauta registrado na correição passada, de 40%, foi reduzido para 28%. Os dados apurados referem-se ao período de 1º de setembro de 2017 a 31 de agosto de 2018.
O índice de execução (IE) foi de 128,5%, sendo a VT de Arapiraca a segunda Unidade Trabalhista de Alagoas que mais baixou processos nesta fase: 1.217 autos. Verificou-se que as sentenças nos ritos sumaríssimo e ordinário são prolatadas nos prazos de 21 e 23 dias, respectivamente. A taxa de congestionamento na fase de execução, de 71%, ficou abaixo da média do Regional, que se apresentou em 80%. O desempenho na prolação de sentenças líquidas da Unidade, de 54,9%, ficou abaixo da média regional, que é de 71%.
O índice de congestionamento na fase de conhecimento foi de 30,9%, um pouco superior à média regional, de 27%. Em relação às sete metas nacionais da área-fim, verificou-se que a Unidade cumpriu integralmente cinco delas, duas de forma parcial, uma em 90% e outra em 80%. Esse resultado contribuiu para que, em relação ao índice de atendimento às metas (IAM), a Vara tenha alcançado 44 pontos, dos 51 possíveis.
Em relação aos elogios direcionados pelos jurisdicionados aos magistrados e servidores da VT, o desembargador Marcelo Vieira observou que a Justiça do Trabalho é sempre a mais bem avaliada do Poder Judiciário, principalmente pela facilidade de acesso das partes, o que torna o processo mais rico e com melhores condições para um julgamento adequado e justo, bem como pelo seu alcance social e celeridade.
O juiz titular, Fernando Falcão, destacou a importância da Justiça do Trabalho para o jurisdicionado e frisou a relevância da correição para revelar a fotografia atual da Vara. A juíza substituta, Luciana Espírito Santo, demonstrou sua alegria e gratidão ao reconhecimento do trabalho realizado, acrescentando que sempre buscou obter números favoráveis à Vara, ano a ano, mês a mês, e que tudo isso serviria de grande estímulo para prosseguir na profissão que abraçou.
Acesse a Ata aqui.







