Notícias

26/08/2021 - Ejud19 inicia capacitação sobre PJe-JT para voluntários do TRT/AL

Desembargador-presidente, Marcelo Vieira, desembargador Pedro Inácio e procuradora do MPT-AL, Rosemeire Ferreira, deram as boas-vindas aos participantes.

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (Ejud19) iniciou, na manhã da quarta-feira (25/8), de forma telepresencial, por meio da plataforma Zoom, a capacitação “Introdução ao Sistema PJe-JT” para os participantes do serviço voluntário do Regional.

O curso, ministrado pelo servidor do TRT/AL Paulo Fernando de Athayde Silva Filho, terá prosseguimento na quinta-feira (26/8), das 8h às 12h; no dia 1/9, das 8h às 12h; e em 2/9, das 8h às 11h.

O desembargador-presidente, Marcelo Vieira, fez a abertura do evento, dando as boas-vindas aos voluntários. Lembrou que na Justiça do Trabalho em Alagoas, o espírito do voluntariado não é algo novo, a exemplo do projeto TRT-Solidário, que mesmo sem regulamentação específica, distribui a entidades cadastradas roupas, alimentos e outros donativos recolhidos mensalmente de magistrados, servidores e terceirizados. “Muito mais do que bens materiais, o que está à frente dessa iniciativa é a distribuição de solidariedade e esperança aos menos favorecidos, tantos em nossa sociedade”.

Vieira ressaltou que a missão da Justiça do Trabalho é distribuir justiça aos trabalhadores que tiveram direitos e esperanças sonegados. Segundo o magistrado, tal situação, ainda recorrente no país, faz com que o número de processos trabalhistas se avolume de maneira intensa, tornando, muitas vezes, impossível a solução dos conflitos com a rapidez e a eficiência desejados. “O trabalho voluntário, fruto da consciência cívica, da responsabilidade social e da bondade de cada um dos inscritos, se apresenta como fator de crescimento e evolução da eficiência institucional. Tenho por certo que será uma experiência de duas vias, porque não só nos enriquece institucionalmente, mas também amadurece quem presta o trabalho voluntário”.

O diretor da Escola Judicial, desembargador Pedro Inácio, também agradeceu aos que atenderam ao chamado do Tribunal para fazer parte da primeira turma de voluntários. Falou do caráter complementar do voluntariado; da importância, relevância e do valor social do trabalho voluntário como expressão do exercício livre de uma cidadania ativa e solidária. “Espero que essa primeira turma colha bons frutos desse serviço e preste também um bom serviço no exercício da solidariedade”.

Na sequência, a procuradora do Ministério Público do Trabalho da 19ª Região, Rosemeire Lopes de Lobo Ferreira, discorreu sobre a atuação do Ministério Público do Trabalho junto à primeira instância do Tribunal; da responsabilidade na proposição de ações civis públicas e da atuação do MPT/AL como fiscal e como parte no processo. Segundo a procuradora, a iniciativa do Tribunal é uma oportunidade para os voluntários, como cidadãos, compreenderem o processo judicial. “Isso vocês vão levar para a vida toda. Sabendo se vão querer ou não judicializar uma causa, se estão aptos a negociar seus próprios problemas, se podem levar uma causa à mediação ou conciliação antes da judicialização”. Falou também sobre sua vasta experiência como voluntária. “Cada processo de voluntariado, que se faz porque se quer, porque se faz com amor, é um acúmulo de experiências para a vida”, enfatizou.

Parte do curso voltada para o Sistema Unificado de Cálculo do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho ocorrerá de forma presencial, seguindo todo o protocolo de segurança, no laboratório de informática, em data a ser definida.

 

Matérias relacionadas:

24/08/2021 - Treinamento para participantes do serviço voluntário do TRT/AL terá início nesta quarta-feira (25/8)

26/07/2021 - Ejud realizará cursos básicos de capacitação em cálculo e no PJe para trabalhadores voluntários

05/05/2021 - TRT/AL inicia convocação de selecionados para prestar trabalho voluntário

30/03/2021 - TRT/AL já recebeu 138 pedidos de inscrição para trabalho voluntário

08/03/2021 - TRT/AL abre inscrições para prestação de serviço voluntário na Justiça do Trabalho

Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte:
Ccom

Conteúdo de Responsabilidade da(o)
Fonte: Ccom